Um pouco sobre música Cristã, teoria musical, novidades, análise crítica, dia a dia, e vasta diversidade de artigos.
quarta-feira, 30 de dezembro de 2009
2010 às portas!
quarta-feira, 23 de dezembro de 2009
Elson Gollub se despede dos Arautos do Rei.
Quantas visitas a pessoas muito pobres, humildes, doentes, empresários, políticos… Quantas vezes testemunhamos uma alma lutando para aceitar o chamado de Deus ao ouvir o apelo da música…
Depois da última apresentação, as recordações começam a ocupar a mente.
O convite para o teste vocal, o chamado, o primeiro ensaio, a primeira apresentação, a primeira viagem, a primeira gravação…
Algumas vezes a questionei Deus – Por quê eu? Não me sinto capaz… Nunca me imaginei cantando nos Arautos do Rei. Eu era mais um amante desse grupo, daqueles que fica na fila pra tirar uma foto, que pede uma dedicatória na bíblia.
Um dia antes do teste, pensei até em desistir de fazer, pois não me achava preparado vocalmente para cantar o “barítono” desse grupo que era referência musical.
Daí pra frente começa uma fase diferente na vida. Eu comecei a entender que para ser um Arauto, não é preciso ser capacitado tecnicamente, mas permitir que Deus capacite a cada dia.
Arautos do Rei não é simplesmente um grupo vocal, é um ministério de pregação através da música. Tive que entender que a música dos Arautos precisa consolar o coração do aflito, convidar a alma indecisa a tomar a decisão, confirmar a fé daquele que já aceitou a Cristo e principalmente anunciar que “Breve Jesus Voltará”. Também aprendi que a música não tem nenhum poder em si própria… O poder vem de Deus, do Espírito Santo, do sangue de Cristo que lava com sua graça aquilo que sai de nossos lábios impuros.
Aprendi a ver cada pessoa presente nos auditórios, como um candidato ao céu.
Aprendi que é preciso bom humor para conviver tão intensamente com outras pessoas ¾ do ano em viagens.
Aprendi que tudo passa… tudo tem um fim…
Começa uma nova fase na minha vida. Novos planos, novos sonhos…
Nesse momento de despedida, agradeço a Deus pela companheira que me deu a Príscilla. Que compreendeu e aceitou a minha ausência e muitas vezes a solidão. Que me deu suporte psicológico ao sair para cada viagem vendo os rostinhos de nossas filhas Camilla, Carolinne e Izabelle grudados na grade do portão, por vezes chorando, para despedir do papai mais uma vez. Ela foi de maneira muito mais nobre um “Arauto do Rei” porque não aparecia na TV, nas fotos, nem dava autógrafos nos cd’s; mas cumpria a missão silente.
Uma nova história começa na vida de um novo arauto. Que o Pr. Jairo que chega, possa ser o último barítono… Que Cristo volte logo. Que ele possa ser usado poderosamente por Deus através da sua voz e da sua vida.
Agradeço a você que orou por esse ministério. Nunca deixe de orar por nós!
Estarei bem perto dos meus amigos Arautos, por isso é um simples até breve…
Barítono dos Arautos do Rei
entre 11/01 a 12/09
terça-feira, 15 de dezembro de 2009
Existe amor maior que o de Jesus?
Acho que muitos já fizeram essa pergunta e creio que a grande maioria tem a seguinte resposta: Impossível um amor maior que o de Jesus.
Ao lembrarmos o sofrimento de Jesus, carregando aquela pesada e amarga cruz, por minha causa, por nossa causa, carregando consigo os nossos pecados, tomando as dores, sofrendo sem merecer simplesmente por amor á humanidade! Se alguém não conhece esse homem, Ele é Jesus, filho de Deus, Rei do Reis.
Imagine ainda se fôssemos submetidos a pagar por nossos pecados numa cruz; mãos cravadas com pregos, morte dolorosa, sofrida, lenta! Muitos temem a morte, mas imaginemos nós que o nosso fim seria morrer numa cruz para pagar pelos nossos atos? Parece surreal, mas foi isso que aconteceu com Jesus. Ele deixou o seu reino, sua glória, seu poder e veio ao mundo e nasceu como um homem, tudo por amor ao seu povo.
Ainda tentando chegar a uma conclusão deste fato, não consegui entender a maravilha deste projeto. Ouvindo uma canção do cantor Felipe Valente, que se chama “Não tente entender” álbum “Metade”, onde um trecho mexeu muito comigo: “Não tente entender, não como explicar, sofreu e humilhou-se morreu por me amar, o que aconteceu, não há como explicar, a cena do calvário me fez parar, pra pensar”.
Mas o sacrifício de Jesus na cruz não foi em vão, o sangue derramado ali é o sangue remidor, o sangue que tem poder pra salvar, para curar, para desfazer as nossas transgressões, esse é o poder do sangue de Jesus e o mesmo é o nosso passaporte para o céu. Se não nos encontrarmos em santidade, dificilmente conseguiremos morar com Jesus um dia. É fato que todos pecam, mas Deus tem o poder de perdoar se confessarmos tudo a Ele.
E gostaria que vocês ficassem com a seguinte frase: “Não há amor maior que dar a própria vida por alguém, por este amor eu livre estou; não há no mundo maior amor, do que o amor de Deus!”
Fiquem com a linda canção de Suzane Hirle, na voz de um dos melhores quartetos do Brasil, Arautos do Rei.
segunda-feira, 7 de dezembro de 2009
Cuidados Básicos com a voz.
As pregas vocais vibram toda vez que falamos para produzir som. Algumas vezes, batendo uma na outra. Isso quer dizer que, se a pessoa forçar muito a voz – falando alto, baixo ou por muito tempo – as chances de criar um calo em uma das pregas, ou em ambas, aumenta.
Exercícios para manter a voz
Assim como qualquer parte do corpo, as cordas vocais também precisam de exercícios para ficar em forma e não envelhecer. Os exercícios vocais evitam a rouquidão e os calos. Por isso, antes e depois de se falar muito tempo, faça os seguintes aquecimentos:
• Vibre a língua, fazendo o barulho trrrrrr – esse exercício elimina secreções e estimula o bom funcionamento da pregas.
• Boceje – é bom para relaxar toda a cavidade bucal e o aparelho respiratório.
• Engula seco. Esse movimento alonga e relaxa as cordas vocais.
• Passe a língua por toda a cavidade da boca, em movimentos circulares. Relaxa e ajuda na articulação das palavras.
Dicas para manter a voz
• Beba no mínimo três litros de água ou sucos cítricos (laranja, acerola) por dia. Esses líquidos limpam a cavidade bucal e aliviam a irritação na garganta.
• Coma maçã para limpar a cavidade bucal, melhorando o funcionamento das cordas vocais. Mastigar cenoura ajuda a soltar o maxilar, facilitado a articulação das palavras.
• Evite os extremos. Tanto o grito quanto o sussurro forçam as corda vocais e desgastam a voz.
• Evite pigarrear. Não faz bem para a voz e não limpa a garganta. Ao contrário pode provocar calos vocais.
• Evite chá preto, café chocolate, leite e derivados. Esses alimentos engrossam a mucosa da laringe, o que exige mais esforço das pregas vocais.
• Evite tomar sorvete ou bebidas geladas. A mudança brusca de temperatura é agressiva às cordas vocais.
• Evite roupas muito justas na cintura e abdômen. Cintos apertados comprimem o diafragma, exigindo maior esforço das pregas vocais.
• Evite blusas de gola rolê e gravatas apertadas. Elas apertam a região da laringe, prejudicando a voz.
• Evite ar-condicionado. O ambiente frio e seco resseca as cordas vocais. Não fume e não use bebidas alcoólicas. A fumaça do cigarro agride a laringe provoca câncer nas cordas vocais. O álcool provoca sensação de dormência, e leva a pessoa a forçar a voz sem perceber.
terça-feira, 1 de dezembro de 2009
Pensamento do dia ...
Albert Einstein.
Tenham um bom dia!
quarta-feira, 25 de novembro de 2009
Karl Weick
Mas vamos ao que interessa.
Ele nos seus estudos, fazendo suas críticas, escrevendo os seus livros, deixou um legado de pensamentos interessantes, muitos deles podem até parecer lógicos, mas em contrapartida nunca pensamos e reconhecemos tais pensamentos. Pra acabar com esse mistério, vou postar alguns deles aqui. O autor também faz muitas críticas quanto à organização de orquestras, estilos musicais que no caso, do artigo que eu pesquisei, ele fala da arte do JAZZ.
A minha referência foi (http://www16.fgv.br/rae/artigos/1475.pdf).
"Maestros são mais efetivos não ao controlar e regular, mas ao dar informação que permita autocontrole e auto gerenciamento dos músicos". (Sem comentários, rsrsrs ...).
Ele também postou algo interessante sobre o improviso, que é fundamental o seu uso. Logicamente com bom senso não é mesmo?
"O improvisador pode ser incapaz de vislumbrar o que vai tocar em seguida, mas pode olhar para trás, formulando cada nova frase musical á partir do que foi feito anteriormente".
Lendo uma frase como essa, concluímos com facilidade que o improviso é uma grande arte, que, se desenvolvido com sabedoria, se tem resultados impressionantes!
Eu sei que o assunto é um pouco complexo, mais quiz demostrar que nessa "gama" de pessoas que estudam música, muitos atingem um nível muito elevado, não por "sorte" mas por esforço, determinação, muito estudo e força de vontade. Em 1000 anos de estudos logicamente nunca aprenderemos tudo sobre música, mas o bom músico sempre busca a perfeição, melhorando as suas habilidades e aprendendo novas técnicas, seja de qual área ele for. Ler sobre grandes ícones da música é muito bom, saber o que os críticos pensam também é importante, as conclusões que eles chegam podem "abir a nossa cabeça" para entendermos melhor questões musicais.
Espero que tenham gostado!
segunda-feira, 23 de novembro de 2009
Dia do músico
segunda-feira, 16 de novembro de 2009
Orquestra
Todos sabemos que a orquesta é algo belo, que dá um toque "nobre" as peças executadas pela mesma; densas cordas, vozes imponentes, tímpanos gritantes!
Hoje decidi fazer um espelho de uma matéria que eu postei na rádio obra viva, é simples mas nos ajuda a entender alguns conceitos de orquestra.
Conceito: Ajuntamento de instrumentos para execução da música (erudita). Orquestras de menor porte são chamadas de orquestras de câmara.
Logicamente o conceito de orquestra é algo bem abrangente, não é somente um grupo de músicos que executa obras com diversos instrumentos; orquestras completas são chamadas de Sinfônicas ou Filarmônicas, apesar dos nomes serem diferentes, não existe nenhuma diferença quanto ao corpo instrumental. Na verdade a sinfônica é sustentada por instituições públicas e a filarmônica por instituição particular.
Os blocos instrumentais são:
Cordas Violino, Viola, Violoncelo, Contrabaixo, harpa e piano;
Madeiras Flauta, Flautin, Oboé, Corne inglês, Clarineta, Clarinete baixo, Fagote e Contrafagote;
Metais Trompete, Trombone, Trompa e Tuba.
Percussão Tímpano, Triângulo, Caixas, Bumbo, Prato, Carrilhão Sinfônico e outros;
Teclas Piano, Órgão e Cravo.
Como em quase tudo na vida, existe a famosa hierarquia; Em cada grupo de instrumentos é necessário ter um solista. Nos violinos, temos o 1º e 2º Violino, neste caso é marcado um chefe, não só dos violinos, mas também de toda a orquestra, é também denominada o SPALLA. Nos metais o 1º trombonista lidera e nas madeiras o Oboísta assume esse papel.
É importante lembrar que a prática da música é algo que já existe há muitos anos. Na bíblia temos relatos de pessoas que tocavam instrumentos, que dançavam ao som da música! E nesse longo período de existência da música, a orquestra passou por muitas mudanças, em cada século a orquestra foi ganhando uma nova “cara”, mas este assunto será tratado separadamente, por ser um pouco mais complexo.
Ah, por um momento estava me esquecendo dele, o REGENTE. Algumas pessoas dizem que no começo a orquestra não havia regente, pois o grupo de músicos era muito pequeno, algo aproximado de 20 músicos, havia somente um líder que os orientava nos ensaios e que coordenava a orquestra juntamente com seu instrumento. O interessante é que esse “líder” executava o seu instrumento, tocando juntamente com a orquestra e ainda coordenava todos os outros.
O regente se tornou comum somente no Século XIX, devido ao aumento das orquestras e complexidade rítmica das obras, então se concluiu que seria impossível a orquestra existir sem um regente.
Espero que tenham gostado e até a próxima!
quarta-feira, 11 de novembro de 2009
Pensamento do dia ...
Hugo Reimann.
quarta-feira, 4 de novembro de 2009
Parceria que deu certo ...
Olá amados!
Existem parcerias que dão certo. Nesse nosso mundo de gigantes, mundo que sofre crises e mais crises, empresas caem todos os dias. E é numa desastrosa situação como esta que surge uma parceria. Fusão de grandes empresas como a Real Seguros e a japonesa Tókio Marine, hoje gigantes no mundo dos seguros, O Unibanco e o Itaú recentemente uniram-se, enfim, são muitos os casos.
Hoje nosso exemplo será de dois quartetos que eu gosto muito que é o Cânticos Vocal e o Quarteto Athus. O que mais chama atenção nestes dois quartetos é o baixo, do cânticos temos o Júlio César, tido como BOI (desculpem a expressão) por muitas pessoas e Neimar Brito, uma espécie de "Trovão Man", dois baixos melodiosos e bem graves. Vocês ouvirão tenores lá nas alturas, Márcio Sampaio e Ângelo Meireles sabem direitinho como emitir agudos, sem falar nos barítonos, simplesmente melodiosos.
Nessas idas e vindas de parcerias, quando terminei de ver este vídeo, fiquei refletindo sobre a proteção constante de Deus; quando estamos estudando, trabalhando, viajando, "respirando" nessa correria total, Deus está conosco pois Ele tudo vê e se clamarmos, pelo poder que há no sangue dEle, certamente seremos agraciados NOITE E DIA pelo grande amor de Deus. Eu me lembrei de um versículo que diz o seguinte: "Em paz me deito e logo pego no sono, porque só Tu Senhor, me faz repousar seguro"!
Fiquem com Deus!
quinta-feira, 29 de outubro de 2009
É possível definir música?
E como é difícil se aperfeiçoar musicalmente! Está cada dia mais difícil compreender música, devido à grande diversidade e muitas vezes a falta de tempo, pois somos na maioria das vezes estudantes e trabalhadores, pessoas que vivem “sufocadas” nesse capitalismo exacerbado e corremos contra o tempo a todo instante! Existem definições musicais diferentes, de acordo com cada campo. Vamos entender algumas delas.
Música como SOM: Pode ser um som misturado, organizado ou até mesmo complexo, muitas vezes tido como sofisticado. Ainda dentro deste conceito, vemos aquelas regras antigas que para a existência concreta da música, deve-se ter RITMO, MELODIA e HARMONIA
Ritmo: Aquilo que se move, dentro de um tempo “x”; em tudo na nossa vida existe um ritmo, seja ele acelerado, lento ou constante. Um conceito mais abrangente seria: “Ritmo é a freqüência que se demora a repetir qualquer fato”.
Melodia: É uma seqüência coesiva de sons e pausas. Nas partituras, a melodia é representada de forma sucessiva e horizontal e verticalmente se representa sons simultâneos.
Harmonia: Representa ordem, beleza, estética. Freqüências diferentes sendo executadas de forma simultânea. Conceitos de dissonância e consonância são estudados dentro da harmonia.
Musicologia: Estudo da música, de forma científica. Visa à estética, apreciação do som, da arte musical. Musicologia envolve também história, onde a mesma busca o ponto de vista histórico e antropológico.
Análise musical: Se enquadra dentro do campo “teoria da música”, que estuda os elementos sonoros, estruturas e formas musicais.
Estética musical: Também inserida dentro da “teoria da música”, estuda a divisão da música, em gêneros. (Erudita, Popular, Gospel, Clássica e etc.).
Bem sabemos que a teoria musical é algo pesado. Aqui está uma leve noção de alguns conceitos musicais. Existem ainda infindos conceitos que aqui não foram citados, creio que estes estão mais presentes no nosso cotidiano. Bom estudo a todos, espero que seja útil!
segunda-feira, 26 de outubro de 2009
Encontro de Louvor
Chegando lá já “esbarrei” com grandes amigos, também ansiosos para o início do evento! Não pude perder a oportunidade de fechar uma bela harmonia! Improvisamos um quarteto masculino e cantamos “Jesus vem logo (só para variar), meu pecado resgatado e o harmonioso arranjo de Ricardo Martins “Vencer por você”. Saiu perfeito! Sem falar quando fizemos um coro secundário e cantamos o louvor “Jesus sempre te amo”, sopranos e contraltos harmoniosamente perfeitos e eu, lá no baixo, todo discreto. (rsrsrs...)
E começa o encontro! Deus falou muito conosco desde o 1º louvor, “Nesta hora de clamor”. Há um trecho que diz “Necessitado, dependente, me coloco aos teus pés, ó Pai”. Deus naquele momento nos mostrava o quanto necessitamos d’Ele e que, sem Ele nada somos. Nosso corpo físico precisa de alimento para sobreviver não é verdade? Mas a nossa alma precisa de alimento também, que só Deus concede! Deus é o pão da vida!
Nós somos seres criados por Deus, e nós temos que louvá-lo em todos os momentos de nossas vidas! A palavra de Deus fala que “todo o ser que respira, louve ao Senhor”, é a única maneira de expressarmos a nossa gratidão a Ele, que é perfeito em santidade.
As aulas práticas foram muito boas e muito didáticas! Foi bastante enfatizado a questão da solenidade! Tudo que ofertamos pra Deus tem que ser solene! A orquestra executou o louvor “Pátria Minha” de forma desorganizada, com os instrumentos tocando de qualquer maneira! Percebemos o quanto isso pode prejudicar nossos ouvidos (rsrs...) e sem falar que a adoração não chega até o Senhor. Mas depois a orquestra entoou o mesmo louvor, seguindo as dinâmicas, as expressões, os tempos, onde cada instrumento fazia o seu papel sem aparecer mais do que outro instrumento! Foi algo perfeito! Deus quer de nós solenidade!
Louvores como o Salmo 23, que é um verdadeiro consolo e encorajamento para as nossas vidas! Há um trecho que diz “Ainda que andasse pelo vale da sombra da morte; não temeria mal algum!”, dentre outros trechos, que reforçam que Deus está conosco a todo o instante, e Ele não nos deixa de lado.
Ainda aprendemos que todos os servos de Deus que obtiveram a vitória, eles tinham consigo algo de extremo valor; eles tinham consigo a OBEDIÊNCIA e o COMPROMISSO. Todo ser que obedece ao Senhor, ele vê em suas vidas bênçãos a todo o instante! Deus nos dá livramentos, fecha portas, mas Ele abre outras! Consola-nos, nos dá fôlego para enfrentarmos este mundo mal, coloca esperança em nossos corações! Deus tem um plano para cada ser e se nós nos dispusermos em servir ao Senhor, só teremos bênçãos sem medidas em nossas vidas!
Deus quer nos usar, basta ofertamos nossas vidas a Ele, como oferta de adoração!
Fiquem com Deus!
terça-feira, 20 de outubro de 2009
Experiência pessoal ...
Neste sábado, 17/10/2009 estava mrcado um casamento na cidade de Formiga - MG, da Adrielly. O grupo de louvor do nosso Polo foi escalado pra cantar e tocar; assumo que estava ansioso pois os cultos de casamento são uma bênção, Deus sempre salva vidas e sempre fala muito aos nossos corações.
Porém um dia antes, estava no meu serviço e, num descuido, fui bocejar e travei meu maxilar. Foi uma luxação muito forte, a dor era terrível. Fomos correndo pro dentista minha patroa e eu. O dentista conseguiu voltar ele pro lugar certo mas doía muito e eu sabia que iria cantar no dia seguinte. Fiquei à base de relaxantes e pomadas o dia todo.
Chegando no sábado, fui pra Formiga ainda sentindo um pouco de dor; não conseguia mastigar bem os alimentos e também nao poderia abrir muito a boca, poderia dizer que a minha voz estava comprometida e havia grandes chances de eu nao poder cantar naquele casamento. Mas Deus sabe o que faz. Na hora do casamento não sentia nenhuma dor e, quando fizemos o instrumental do louvor "As muitas águas não podem apagar o amor", já senti grandemente a presença do Espírito Santo; as belas flautas e os violinos nas "alturas", o doce piano sendo tocado com muita maestria, sopros e cordas numa harmonia indescritível!
Sem falar nos louvores "Com meu coração" e "Meu tributo" cantados com muito fervor por toda a igreja.
Momento reflexivo quando cantamos o louvor "o mesmo Deus", onde todos puderam concluir que Deus nunca muda, não falha e não falhará jamais.
Ainda cantaríamos o louvor "Eu não te deixarei" com o coro masculino. Sabíamos que não estávamos "afiados" mas Deus operou um milagre. A letra do louvor é muito profunda e tocou no coração de muitas pessoas.
O que volto a falar é que Deus ia savar vidas aquele dia e, com certeza salvou !!! Glória a Jesus por isso.
Ainda dia 18/09 estivemos em Piumhi, onde seria realizado um encontro de Jovens, reunindo várias cidades do Sul de Minas Gerais. Aquele encontro prometia! O lugar estava repleto de pais, jovens e adolescentes. Era perceptível que muitos alí estavam sedentos, precisando de um renovo espiritual e eles tiveram esse renovo! Deus nos falou muito através de sua palavra, de seus louvores! As lágrimas de muitos escorriam pelo rosto mas, eram lágrimas de alegria pois Deus tinha tocado de maneira especial em cada coração. Quando cantamos o hino "Aleluia ao cordeiro" e o "Cântico de Vitória", senti algo que nunca tinha sentido antes. As vozes se uniram em uma só. Era intenso, profundo. Tive a impressão que os anjos estavam cantando e louvando conosco, algo que será marcado para o resto de minha vida!
Não poderia deixar de falar da harmonia que fechei com meus amigos, cantando os louvores "Jesus vem logo" e "Eu não te deixarei", ficou muito bacana.
Deus é maravilhoso! Ele sara a dor, renova os corações, enche de esperança a nossa vida!
Vale a pena seguir a Jesus!
Abraço leitores!
quarta-feira, 14 de outubro de 2009
Pensamento do dia ...
O amor de Deus envolve nosso viver! Ele é a luz que ilumina o nosso caminho, não podemos viver sem Deus, pois nós vivemos na dependência dEle.
Devemos sempre lembrar do sacrifício vivo de Jesus Cristo pois Ele morreu para que um dia tivéssemos salvação, para que um dia herdássemos a vida eterna. Jesus é o supremo dom celeste por isso demovemos ser fiéis até o fim.
Vale a pena esperar por Jesus e acreditar que breve, dentro em breve Ele virá!
Estava pensando em postar algo mais espiritual aqui no BLOG pois música também envolve espiritualidade. Só louvamos porque Deus existe, porque todo o louvor é para Ele, pois Deus é a razão! Reflitamos nisso leitores e amigos!
terça-feira, 6 de outubro de 2009
The Birds Song Score
Vasculhando o Youtube, eu estava à procura de algo simples, porém interessante; pois digo que encontrei!
Em um belo dia, Jarbas Agnelli viu uma imagem de vários pássaros em uma seqüência de fios e eles estavam posicionados de maneira desalinhada, cada pássaro em um local difente, formando uma espécie de "Linha melódica" ...
Foi vendo isto que o músico e publicitário fez uma música! Mas como assim uma música? Ele transformou aquela imagem dos pássaros em uma partitura musical onde os fios eram as pautas e os pássaros viraram notas musicais. Podemos dizer que Jarbas foi extremamente criativo, algo que um músico e ainda por cima publicitário tem de sobra! Sem delongas, assistam o vídeo e confiram!
Um grande abraço a todos! Comentem!
quarta-feira, 30 de setembro de 2009
Sobre a Rádio Obra Viva
Olá queridos amigos e leitores, mais uma vez venho postar de um assunto relacionado a música.
terça-feira, 29 de setembro de 2009
MP3, MP4, MP5, MP6 ???
quinta-feira, 24 de setembro de 2009
Acordes (2ª parte).
sexta-feira, 18 de setembro de 2009
Lançamento DVD Arautos do Rei
Pra você que ama quartetos, não pode ficar sem este material e, até mesmo os que têm outros estilos musicais, eu recomendo comprá-lo, pois é um material de primeiríssima qualidade. Temas espirituais, muito conteúdo musical e etc.
Eu queria fazer alguns comentários à respeito deste DVD. Primeiramente devo falar sobre o "Prefixo", com vozes do coral do UNASP, os textos dos oradores da Voz da Profecia, e depois as vozes do quarteto, tudo muito bem empregado. Sem falar na iluminação, perfeita, e linda!
Depois entra "Santa Unção", uma canção do novo cd, com Elson interpretando um barítono extremamente suave, fazendo bem o papel do barítono; depois vem Társis, com seu único timbre de 2º tenor, solando bem agudo com seus melismas e ainda, sem perder a pose entra o Milton Andrade, solando extremamente grave e suave, cravando todas; e ainda falando no Oséias, 1º tenor firme e agudo, "alfinetando" Dó4, e de peito!
Participação especial de Jader Santos, virtuosíssimo no piano, com Ricardo Martins tocando um Sax Soprano, numa vesão mais versátil de "Um vencedor", do álbum Porque ó Pai!
Falando em versatilidade, Arautos cantam uma versão do hino "Em honra e louvor" do álbum "Acapella", bem contemporânea com uma harmonia perfeita. Sem falar no violão de 7 cordas, simplesmente magnífico!
Espirituais como "Você nunca está sozinho" e "Se a mão de Deus tocar em mim", um momento de reflexão do DVD.
Daniel na cova dos leões, onde Fernando Iglesias tenta narrar a história de maneira bem engraçada e até mesmo um vídeo, com a ilustração em 2D.
Homenagem dos Arautos para as suas esposas, um trecho lindo do DVD, onde demonstram agradecimento e gratidão, sem falar nas flores!
Ainda mostra a história de Ozéias Reis, menino de Raposos, nasceu numa família pobre, mas mesmo assim não desistiu da vida, firmou os seus pés no Senhor Jesus para chegar aonde ele está!
São muitos os presentes deste DVD, tudo isto por R$29,90, com preço especial até o dia 30/12/2009. Aproveitem, é um conteúdo de primeiríssima qualidade! O site é http://www.novotempo.com.br/.
Forte abraço a todos os leitores!
Felipe Silvestre Ferreira.
terça-feira, 15 de setembro de 2009
Matemática e Música se combinam?
Sei que para algumas pessoas, matemática é algo estressante, cansativo, chato! Mas sabemos que é uma das mais misteriosas e fascinantes ciências exatas do mundo! Podemos constatar isso no nosso cotidiano; basta lembrarmos por exemplo das pirâmides do Egito, dos grandes edifícios, projetos de metrópoles, megalópoles, estádios de futebol, toda a engenharia em si!
Mas vamos ao que interessa, aonde a música ingressa nessa história?
Lendo um artigo na internet descobri que a música está nos triângulos! Seria realmente possível? Sim, é possível e complexo.
Só para vocês terem uma idéia , vou postar o link. http://caraipora.tripod.com/valumbrosius.htm
Se algum "expert" em matemática conseguir compreender o que está contido nesse link, peço para deixar um comentário aqui no BLOG, dando uma "Luz" aos leitores!
É a música sofrendo expansão para todos os lados que passa!
Comentem. Abraço a todos!
Felipe Silvestre Ferreira.
domingo, 13 de setembro de 2009
Extensão de notas
Estava a alguns dias preparando uma matéria sobre extensão vocal de vozes e extensão de notas de instrumentos musicais; pude perceber que são dúvidas que assolam a mente de muitos amadores e iniciantes na área da música, e até mesmo grandes produtores musicais na hora de fazerem os seus arranjos pra uma determinada ocasião.
Pois bem, no caso das vozes eu vou falar sobre a tessitura vocal, que é a região da voz que cantamos com facilidade, sem forçar no registro grave e no agudo.
1º Soprano: Dó3 a Dó5
Mezzo-Soprano: Sol2 a Sol4(Lá4)
1º Contralto: Mi2 a Fá4
2º Contralto: Ré2 a Ré4
1º Tenor: Dó2 a Ré4
2º Tenor: Si1 a Si3
Barítono: Sol1 a Sol3(Lá3)
Baixo: Ré1 a Fá3
Essas são as tessituras das vozes, lembrando que a EXTENSÂO é algo extremamente relativo, onde cada voz tem a sua extensão vocal.
Falando um pouquinho sobre os instrumentos:
Piano: Lá-1 a Dó8 (Maior extensão)
O piano tem 88 teclas, resumindo então em Sete Oitavas e Uma Terça Menor, algo relativamente assombroso!
Violino: Sol2 a Sol6
São 4 oitavas! Muita coisa!
Cello: Dó1 a Fá5
Para um instrumento que tem “fama” de grave, dá-lhe Fá5!
Trompete: Fá#2 a Ré5
Trompete em Ré: Sol#2 a Mi5
Violão (de 19 trastes): Mi1 a Si4
Flauta Transversal: Dó3 a Dó6
Oboé: Sib2(Si2) a Dó6
Fagote: Lá0 a Láb4
Fiquei impressionado com o Fagote, nunca imaginaria que poderia soar um Lá0!
Acordeão: Sol-1 a Lá6
Sobre acordeão, também chamado de sanfona, existem vários tipos então eu generalizei a tessitura do instrumento.
Enfim, sei que são muitos os instrumentos musicais e as vozes, mas numa outra oportunidade eu disponibilizarei outros instrumentos.
Espero que tenham gostado!
Felipe Silvestre Ferreira!
terça-feira, 8 de setembro de 2009
Pensamento do dia ...
Roosevelt .
Gostou?
Comente!
Felipe Silvestre Ferreira.
quinta-feira, 3 de setembro de 2009
Brilhar por Ti
Amados, a letra desse louvor fala muito comigo.
Ficar na presença de Deus é algo maravilhoso, mas nem sempre é fácil pois a porta é estreita; sofremos perseguições nos colégios, locais de trabalho, nas ruas! Mas se temos Deus conosco, estamos em PAZ!
O testemunho do servo é algo muito importante, pois muitas das vezes é por ele que novas pessoas vão conhecer a palavra de Deus, então temos que pedir todos os dias pra que o Espírito de Deus possa habitar em nós, para que o mundo veja que Deus faz presença em nossas vidas. Sabemos que somos pecadores, mas a fé em Jesus é o que nos move e conduz!
Brilhe, brilhe pra Jesus!
BRILHAR POR TI
Às vezes parece que ser um cristão
Não é fácil em meio à escuridão
Ainda mais se eu pensar que não é minha luz
Mas a união com Deus que o brilho produz
As vezes parece difícil entender
Que o cristão é exemplo mesmo sem o querer
E por isso mesmo, eu preciso orar
Pra que Deus me ilumine , e assim eu possa brilhar!
(Coro)
Senhor eu quero brilhar por Ti
Quando o mundo se apagar
Eu quero que através da minha vida
Alguém possa Te enxergar
Faze com que mesmo sem palavras
Eu fale do teu amor
Eu quero brilhar por Ti
Brilhar onde quer que for
Às vezes eu temo que vou fracassar
Pois eu sei que eu errei e continuo a errar
Mas a minha luz parece extinguir...
Meu Deus me dá força pra prosseguir
Não importa o quanto eu tente me esforçar
Eu só posso vencer se Ele me ajudar
E quando percebo, meu esforço é em vão
E o que devo fazer é segurar sua mão
(Coro)
E quando minha luz parece vacilar
É só me unir àquela luz
Que a todas faz brilhar
(Coro)
terça-feira, 1 de setembro de 2009
Pensamento do dia ...
(Autor desconhecido).
Gostou? Então é só comentar!
Felipe Silvestre Ferreira.
sábado, 29 de agosto de 2009
Ouvido Absoluto
É algo que muitos músicos querem ter!
Ouvido absoluto é capacidade que uma pessoa tem de formar uma imagem auditiva interna de qualquer tom musical marcados por um símbolo apropriado (nota, letra) tal que a pessoa pode naturalmente identificar qualquer tom acusticamente apresentado (ouvido absoluto passivo) e produzir qualquer tom que seja indicado por seu símbolo com zumbido (ouvido absoluto ativo). A distinção entre os ouvidos passivo e ativo não parece ser muito importante. Não há evidências de que uma pessoa possa ter um bom ouvido absoluto ativo enquanto falhe no passivo ou vice-versa. As pessoas que têm um verdadeiro ouvido absoluto reconhecem tons fácil e imediatamente, ou seja, sem qualquer esforço notável e, em particular, sem empregar quaisquer "truques" como o zumbido ou assobio.
Embora o ouvido absoluto em seres humanos normalmente seja dependente da classificação dos tons de acordo com as convenções de notação musical, não é simplesmente o nome da nota musical que possa ser identificada mas sim as próprias qualidades da nota. As características de um tom é identificada com melhor exatidão do que mais ou menos uma tolerância de frequência de 3% predefinida pelo intervalo de semitons que forma a menor unidade na notação musical ocidental. O possuidor de tal ouvido pode dizer se um tom tocado acusticamente é mais agudo ou mais baixo em relação à uma entonação padrão internamente à disposição de tal possuidor. Verifica-se que a entonação padrão de diferentes possuidores de ouvido absoluto pode ser diferente, dependendo do nível de intonação à que tenham sido expostos quando crianças. Isso se torna evidente quando possuidores de ouvido absoluto relatam achar difícil e até mesmo confuso quando têm de escutar ou tocar música em um nível de afinação que difere do padrão interno.
No idioma inglês, tal capacidade traduz-se perfect pitch, que refere-se à habilidade de ouvir e, imediatamente, reproduzir o som ouvido. Tal termo, porém, sugere que possuidores de ouvido absoluto são abençoados com orelhas bem melhores do que outras pessoas, em especial, estão em um senso capaz medir a frequência apenas por ouvir, com bastante exatidão, a nota. Isto não é bem verdade. Embora possa ser verdade que tais possuidores assim como a maioria dos músicos são capazes de avaliar sons mais precisamente que outros, isto está relacionado à sua devoção ao som e, em especial, ao treino. Em experimentos de percepção sonora acústica, possuidores de ouvido absoluto produzem resultados que normalmente não são diferentes dos de não-possuidores. Em especial, nos ouvidos de tais possuidores ocorrem mudança de percepção e desvios de oitava assim como em pessoas normais. Possuidores de ouvido absoluto tendem a esticar a escala de tons.
Tipos de ouvido absoluto
Em seu artigo sobre ouvido absoluto no New Grove Dictionary of Music and Musicians, o músico Richard Parncutt e o psicólogo cognitivo Daniel Levitin, apresentaram alguns tipos de ouvido absoluto: Passivo, ativo e muito fino.
Ouvido absoluto passivo
Uma pessoa com ouvido absoluto passivo são capazes de identificar as notas individuais que escutam, e podem identificar a tonalidade de uma composição (assumindo que possuem um certo nível de conhecimento musical), porém não são capazes de cantar as notas que lhes são necessárias.
Entre os autistas e savants, a incidência de ouvido absoluto se encontra à 1/20 ou mais. O ouvido absoluto também é comum entre aqueles que possuem a Síndrome de Williams.
Ouvido absoluto ativo
As pessoas com ouvido absoluto ativo conseguem cantar qualquer nota que se lhe é solicitada, sem ter outra como referência. O número de possuidores de ouvido absoluto ativo nos Estados Unidos é de 1/10.000. Nem todas as pessoas com ouvido absoluto ativo são músicos, contudo a preparação musical é necessária para o completo desevolvimento do potencial auditivo de uma pessoa com ouvido absoluto.
Ouvido absoluto muito fino
As pessoas com ouvido absoluto muito fino não só são capazes de reconhecer uma nota pelo seu nome, como também saber quando uma nota está ligeiramente mais aguda ou mais baixa com respeito ao padrão de afinação comum (440 Hertz). Esta habilidade é extremamente rara.
Alguns músicos com ouvido absoluto muito fino são capazes de reconhecer se uma obra está desafinada com respeito à afinação comum à uma distância de poucos savarts. Um Savart é a unidade de afinação, ou seja, a quantidade de desafinação que pode perceber um ouvido. Equivale à 4 cents. Um cent é a centésima parte de um semitom.
Estudos científicos
Fisicamente e funcionalmente, o sistema auditivo de um ouvinte absoluto não parece ser mensuravelmente diferente de um não-absoluto. Pelo contrário, "A percepção do ouvido absoluto não é dependente de um tipo especial de ouvido; reflete uma habilidade especial para analisar informações de frequência, presumivelmente envolvendo processamento cortical de alto nível. " Ouvido absoluto é um ato de cognição, necessitando memória da frequência, um símbolo para a frequência (como" B-flat "), e da exposição para o alcance do som envolvidos por esse símbolo categórico. Ouvido absoluto pode ser diretamente análogo ao reconhecer cores, fonemas (sons da fala) ou outra percepção de estímulos sensoriais categórica. Mesmo que a maioria das pessoas já aprenderam a reconhecer e nomear a cor azul pela sua frequência, é possível que aqueles que tiveram (por volta das idades de 3 e 6) uma significativa exposição aos nomes dos tons musicais identifiquem , por exemplo, um C3 (Dó central). No entanto, pode ser genético, possivelmente traço genético autossômico dominante, ainda que "poderia ser nada mais que uma capacidade humana geral cuja expressão é fortemente distorcida pelo nível e tipo de exposição à música que as pessoas experimentam em uma determinada cultura.
Influência da experiência musical
O sentido do ouvido absoluto parece ser influenciado pela exposição cultural à música, especialmente na familiarização da igual-temperada escala de Dó maior. A maioria dos ouvintes absolutos que foram testados a este respeito, identificou os principais tons da escala de Dó maior mais fiávelmente e, com exceção do Si, mais rapidamente do que os cinco tons sustenidos, o que corresponde à maior prevalência destes tons em simples experiências musicais. Um estudo alemão de não-músicos também demonstrou um viés por usar os tons da escala de Dó maior em um discurso comum, especialmente em sílabas relacionadas com a ênfase.
Percepção
Embora o ouvido absoluto se radica na capacidade de perceber e identificar "a cor do tom" - onde "a cor" é uma interpretação psicológica de uma freqüência vibratória fundamental, ouvido absoluto não é não é uma capacidade aumentada para perceber e discriminar gradações de frequências sonoras, mas sim a capacidade de categorizar mentalmente sons em áreas de altura predefinidas. O senso de audição de um ouvinte absoluto é mais preparado do que a de um não absoluto ( "normal"); além disso, as tarefas de identificação (reconhecer e nomear uma nota) e de discriminação (detectar mudanças ou diferenças nas taxas de vibração) são realizados com diferentes mecanismos cerebrais.
Problemas potenciais
Pessoas com ouvido absoluto se sentem irritados quando um pedaço é transposto para outro tom ou tocado em outro padrão. Músicos com ouvido absoluto podem falhar com relação a desenvolver as habilidades de um ouvido relativo quando seguindo os currículos de padrão persistindo em vez de um hábito de música conceptualizadora como uma sequência de tons absolutos. Assim, acham difícil transpor ou tocar um instrumento transpositor. Possuidores de ouvido absoluto também são conhecidos por acharem difícil tocar com uma orquestra que esteja afinada fora do padrão original (A4=440 hertz.)
Principais habilidades
Possuidores de ouvido absoluto possuem, além das capacidades mencionadas acima, algumas outras qualidades incríveis de reconhecimento de notas, como as mostradas abaixo:
- Nomear notas e acordes apenas por ouvi-los
- Cantar qualquer tom usando a memória (sem nenhum tom de referência)
- Cantar canções pelo ouvido (após apenas escutá-las)
- Compor música usando a própria cabeça
- Identificar tons de canções apenas por ouvi-las
- Ler folhas de música mentalmente
- Saber se um tom é sustenido ou bemol sem um tom de referência