segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Orquestra


Bom dia leitores e amigos!

Todos sabemos que a orquesta é algo belo, que dá um toque "nobre" as peças executadas pela mesma; densas cordas, vozes imponentes, tímpanos gritantes!
Hoje decidi fazer um espelho de uma matéria que eu postei na rádio obra viva, é simples mas nos ajuda a entender alguns conceitos de orquestra.

Conceito: Ajuntamento de instrumentos para execução da música (erudita). Orquestras de menor porte são chamadas de orquestras de câmara.


Logicamente o conceito de orquestra é algo bem abrangente, não é somente um grupo de músicos que executa obras com diversos instrumentos; orquestras completas são chamadas de Sinfônicas ou Filarmônicas, apesar dos nomes serem diferentes, não existe nenhuma diferença quanto ao corpo instrumental. Na verdade a sinfônica é sustentada por instituições públicas e a filarmônica por instituição particular.

Os blocos instrumentais são:

Cordas  Violino, Viola, Violoncelo, Contrabaixo, harpa e piano;

Madeiras  Flauta, Flautin, Oboé, Corne inglês, Clarineta, Clarinete baixo, Fagote e Contrafagote;

Metais  Trompete, Trombone, Trompa e Tuba.

Percussão  Tímpano, Triângulo, Caixas, Bumbo, Prato, Carrilhão Sinfônico e outros;

Teclas  Piano, Órgão e Cravo.

Como em quase tudo na vida, existe a famosa hierarquia; Em cada grupo de instrumentos é necessário ter um solista. Nos violinos, temos o 1º e 2º Violino, neste caso é marcado um chefe, não só dos violinos, mas também de toda a orquestra, é também denominada o SPALLA. Nos metais o 1º trombonista lidera e nas madeiras o Oboísta assume esse papel.

É importante lembrar que a prática da música é algo que já existe há muitos anos. Na bíblia temos relatos de pessoas que tocavam instrumentos, que dançavam ao som da música! E nesse longo período de existência da música, a orquestra passou por muitas mudanças, em cada século a orquestra foi ganhando uma nova “cara”, mas este assunto será tratado separadamente, por ser um pouco mais complexo.

Ah, por um momento estava me esquecendo dele, o REGENTE. Algumas pessoas dizem que no começo a orquestra não havia regente, pois o grupo de músicos era muito pequeno, algo aproximado de 20 músicos, havia somente um líder que os orientava nos ensaios e que coordenava a orquestra juntamente com seu instrumento. O interessante é que esse “líder” executava o seu instrumento, tocando juntamente com a orquestra e ainda coordenava todos os outros.

O regente se tornou comum somente no Século XIX, devido ao aumento das orquestras e complexidade rítmica das obras, então se concluiu que seria impossível a orquestra existir sem um regente.

Espero que tenham gostado e até a próxima!

3 comentários:

  1. Finda-se mais uma enquete.
    Eu gosto sempre de enfatizar que este BLOG existe é movido por opiniões e digo a todos que são muitó válidas!
    A cada voto nas enquetes, a cada comentário eu venho desenvolvendo o BLOG de acordo com a cara de vocês, leitores.

    Esta enquete deixou bem nítido que vocês querem ver mais curiosidades sobre instrumentos musicais, prometo me empenhar para postar artigos sobre instrumentos, logicamente continuarei abrangendo outras áreas também.

    Eu tenho alguns amigos que gostam de música e que são muito inteligentes, eu estou correndo atrás para que os mesmos postem alguma coisa interessante aquino BLOG, mas assumo que eles estão "fugindo" de mim, mas uma hora eu os pego de jeito! (lol) ...

    Enfim, agradeço a todos que votaram e que vocês continuem movendo este espaço, para que cada dia ele fique com a carinha de vocês.
    Abraço a todos!

    ResponderExcluir
  2. Hahahahahahahaha...
    Fill eu estou mesmo fugindo de seus convites pra postar aki no blog cara...
    Eu não faço ideia do que postar, mas um dia eu posto alguma coisa vc vai ver.
    A propósito, a matéria da orquestra fiko mto boa kra...

    Abração!

    ResponderExcluir