domingo, 13 de setembro de 2009

Extensão de notas


Amigos, bom dia!

Estava a alguns dias preparando uma matéria sobre extensão vocal de vozes e extensão de notas de instrumentos musicais; pude perceber que são dúvidas que assolam a mente de muitos amadores e iniciantes na área da música, e até mesmo grandes produtores musicais na hora de fazerem os seus arranjos pra uma determinada ocasião.

Pois bem, no caso das vozes eu vou falar sobre a tessitura vocal, que é a região da voz que cantamos com facilidade, sem forçar no registro grave e no agudo.
É importante lembrar que as vozes são Soprano, Mezzo Soprano e Contralto para mulheres e, Tenor, Barítono e Baixo para Homens! Essas subdivisões (1º e 2º tenor, 1º e 2º contralto), são apenas divisões de uma harmonia mais "cheia", com mais colocação de vozes.


1º Soprano: Dó3 a Dó5
2º Soprano: Lá2 a Lá4(Lá#4)
Mezzo-Soprano: Sol2 a Sol4(Lá4)
1º Contralto: Mi2 a Fá4
2º Contralto: Ré2 a Ré4
1º Tenor: Dó2 a Ré4
2º Tenor: Si1 a Si3
Barítono: Sol1 a Sol3(Lá3)
Baixo: Ré1 a Fá3
Essas são as tessituras das vozes, lembrando que a EXTENSÂO é algo extremamente relativo, onde cada voz tem a sua extensão vocal.

Falando um pouquinho sobre os instrumentos:
Piano: Lá-1 a Dó8 (Maior extensão)
O piano tem 88 teclas, resumindo então em Sete Oitavas e Uma Terça Menor, algo relativamente assombroso!
Violino: Sol2 a Sol6
São 4 oitavas! Muita coisa!
Cello: Dó1 a Fá5
Para um instrumento que tem “fama” de grave, dá-lhe Fá5!
Trompete: Fá#2 a Ré5
Trompete em Ré: Sol#2 a Mi5
Violão (de 19 trastes): Mi1 a Si4
Flauta Transversal: Dó3 a Dó6
Oboé: Sib2(Si2) a Dó6
Fagote: Lá0 a Láb4
Fiquei impressionado com o Fagote, nunca imaginaria que poderia soar um Lá0!
Acordeão: Sol-1 a Lá6
Sobre acordeão, também chamado de sanfona, existem vários tipos então eu generalizei a tessitura do instrumento.

Enfim, sei que são muitos os instrumentos musicais e as vozes, mas numa outra oportunidade eu disponibilizarei outros instrumentos.

Espero que tenham gostado!

Felipe Silvestre Ferreira!

7 comentários:

  1. Cara, mto legal essa matéria.
    Me fez lembrar aquele dia em que a gente tava falando sobre extensões vocais, lembra?
    Custei aprender aquilo, das oitavas. rsrsrs
    o Fagote tbm me surpreendeu com o seu La0.

    Abração cara

    ResponderExcluir
  2. Pois é cara .. Aquela questão das extensões depois que vc aprende nunca mais esquece!
    Mas é isso aí cara, que bom que vc gostou da matéria!

    Um abração e valeu por comentar!

    F.S.F

    ResponderExcluir
  3. 2º Soprano então neh, Fill...acho que não consigo chegar a 1º não..hehe!

    Interessante a matéria, já discutimos muito isso tbm, né!
    Abraço apertado Fill, saudades!

    Continuemos a louvar e adorar ao Senhor!

    Hadassa

    ResponderExcluir
  4. Hadassa, vc pode até atingir as notas da 1º soprano, mas creio que sua voz será mais virtuosa no 2º soprano, por causa do seu me´dio-agudo!

    Espero ter esclarecido algumas dúvidas!
    Obrigado por comentar!

    Abraços,
    F.S.F

    ResponderExcluir
  5. eu tava precisando entender mais sobre as vozes mesmo , me ajudou muito ! continue sempre assim ! beijão e apdsj .. vc tá ajudando mtas pessoas com esse blog e tomara q ajude sempre ! to torcendo por vc amigo , bjos!!

    ResponderExcluir
  6. Thalita, vozes é algo muito bom de se estudar, pretendo aqui sempre postar algo intressante sobre vozes ...
    Não sei como te agradecer o apoio que vc tem me dado, que Deus te abençoe fortemente.
    Abraços,

    Felipe Silvestre Ferreira.

    ResponderExcluir
  7. Sou 1 soprano mas chego facilmente ao lá6

    ResponderExcluir