quinta-feira, 29 de outubro de 2009

É possível definir música?


Nunca foi tão difícil conceituar a palavra música! É algo tão diversificado que se torna quase impossível definir o que realmente seja música! Numa tentativa frustrada de conceituar o que é música, de forma bem rudimentar, cheguei à conclusão que MÚSICA É A MANEIRA DE EXPRESSAR SONS E SILÊNCIOS (pausas).


E como é difícil se aperfeiçoar musicalmente! Está cada dia mais difícil compreender música, devido à grande diversidade e muitas vezes a falta de tempo, pois somos na maioria das vezes estudantes e trabalhadores, pessoas que vivem “sufocadas” nesse capitalismo exacerbado e corremos contra o tempo a todo instante! Existem definições musicais diferentes, de acordo com cada campo. Vamos entender algumas delas.

Música como SOM: Pode ser um som misturado, organizado ou até mesmo complexo, muitas vezes tido como sofisticado. Ainda dentro deste conceito, vemos aquelas regras antigas que para a existência concreta da música, deve-se ter RITMO, MELODIA e HARMONIA

Ritmo: Aquilo que se move, dentro de um tempo “x”; em tudo na nossa vida existe um ritmo, seja ele acelerado, lento ou constante. Um conceito mais abrangente seria: “Ritmo é a freqüência que se demora a repetir qualquer fato”.

Melodia: É uma seqüência coesiva de sons e pausas. Nas partituras, a melodia é representada de forma sucessiva e horizontal e verticalmente se representa sons simultâneos.

Harmonia: Representa ordem, beleza, estética. Freqüências diferentes sendo executadas de forma simultânea. Conceitos de dissonância e consonância são estudados dentro da harmonia.

Musicologia: Estudo da música, de forma científica. Visa à estética, apreciação do som, da arte musical. Musicologia envolve também história, onde a mesma busca o ponto de vista histórico e antropológico.

Análise musical: Se enquadra dentro do campo “teoria da música”, que estuda os elementos sonoros, estruturas e formas musicais.

Estética musical: Também inserida dentro da “teoria da música”, estuda a divisão da música, em gêneros. (Erudita, Popular, Gospel, Clássica e etc.).

Bem sabemos que a teoria musical é algo pesado. Aqui está uma leve noção de alguns conceitos musicais. Existem ainda infindos conceitos que aqui não foram citados, creio que estes estão mais presentes no nosso cotidiano. Bom estudo a todos, espero que seja útil!

7 comentários:

  1. Mais uma enquete encerrada e a maioria dos votos foi para "Ter um bom ouvido".

    Teoria e prática caminham juntos, mesmo que alguns preferem uma à outra. Ter um bom ouvido é algo cruscial para qualquer músico, independente da sua área. Para cantar precisamos de um bom ouvido, para definirmos tons, e para aqueles que gostam de tocar suas músicas de cor, eles precisam "tirar a música de ouvido".

    Por mais que buscamos nos aperfeiçoar em um conceito "X", devemos buscar abrangência musical, isto é, compreender o máximo de assuntos diferentes dentro da música. Leitura de partituras é algo de extrema valia, pois você se torna apto à dominar tempos musicais, pausas. Ler as claves de Sol, Fá e Dó também viram tarefa fácil pra quem domina partitura.

    A prática está dentro de tudo na vida! Para ler partituras você deve praticar muito! Para tocar músicas de ouvido, você precisa de muita prática. A música é algo que nos exige constante treino, pois senão ficamos "obsoletos e enferrujados".

    Algumas pessoas votaram na opção "outros motivos". Música é algo abrangete e diversificado. Uma pessoa uma vez me disse que "a música não deve ser escutada e sim sentida"; outro me disse que a "música envolve expressão, sentimento" não dependendo assim de prática ou teoria!

    Espero que todos tenham aprendido um pouco mais com esta enquete! Abraço à todos!

    ResponderExcluir
  2. Matéria muito boa Felipe, você está de parabéns!
    Apesar de você ter citado alguns conceitos musicais de uma forma bem sucinta, foi de extrema valia e proveito para as pessoas menos entendidas como nós, seus aprendizes e leitores.

    Abração cara.

    ResponderExcluir
  3. Ola Felipe tudo bom?
    Olha, obrigada pelo comentario que voce deixou no meu blog.. sabe que o seu blog apareceu de boa hora para mim.
    Sou diretora de musica na minha igreja, tenho 15 anos e pouca experiencia.. para falar seii quase nada sobre musica. Estava lendo alguns posts no seu blog e eles vieram de boa ajuda. Espero ler mais de voce.
    Abracos.
    Fica com Deus :D

    ResponderExcluir
  4. Olá Leandro! É gratificante saber que o BLOG está sendo útil, pois tudo é postado com muito carinho e realmente direcionado àqueles que querem se aperfeiçoar! Um grande abraço!

    Delba, que prazer tê-la aqui no meu blog, fico agradecido pelo seu retorno!
    Saiba que estou disposto a te ajudar e se vc quer aprender sobre música, este espaço é realmente para isso!
    Volte sempre e fique à vontade!
    Um grande abraço e tudo de bom pra vc aí no Reino Unido!

    ResponderExcluir
  5. Lipesco..

    que Magnífico!!!
    Amado.... todo ser que tem fôlego, "Louve ao Senhor". é triste saber que aqui em Vitória quase não tem esses encontros, mas é maravilhoso saber que vocês recebem estas bênçãos e de forma tão maravilhosa nos passa. Mais do que maravilhoso pe saber que o Senhor opera, pela tua misericórdia, em nossas vidas. E sabemos que sem Ele nada somos.

    Deus que é Deus, o único Deus, nos ama e através do Louvor fala conosco.!

    Amigo querido, maais uma excelente matéria .

    Obs: amo teu baixo ..rs

    Beijuhs !

    ResponderExcluir
  6. Caríssima Thamy,
    Realmente o encontro de louvor é uma bênção mas com oraçação, sabemos que em breve esta bênção vai se espalhar não só para o estado de ES, também por todo o Brasil.

    E como tu disseste, o Senhor opera, pois ele é misericordioso!
    Ore por nós, ore pelo louvor, para que a Obra do Senhor se expanda nas vidas de todas as almas que o Senhor Jesus deseja alcançar!

    Vidas tem q ser salvas e o louvor influencia nesse evangelismo, e muito!

    Abraços amiga, já estava com saudades de vc aqui no BLOG!

    ResponderExcluir
  7. nossa que meus parabéns ,muito enteressante, a sua matéria esta muito bem explicada meus parabés
































    ResponderExcluir