sábado, 29 de agosto de 2009

Ouvido Absoluto


É algo que muitos músicos querem ter!
Será que é bom, será que tem as suas desvantagens? Leiam o texto abaixo ...

Ouvido absoluto é capacidade que uma pessoa tem de formar uma imagem auditiva interna de qualquer tom musical marcados por um símbolo apropriado (nota, letra) tal que a pessoa pode naturalmente identificar qualquer tom acusticamente apresentado (ouvido absoluto passivo) e produzir qualquer tom que seja indicado por seu símbolo com zumbido (ouvido absoluto ativo). A distinção entre os ouvidos passivo e ativo não parece ser muito importante. Não há evidências de que uma pessoa possa ter um bom ouvido absoluto ativo enquanto falhe no passivo ou vice-versa. As pessoas que têm um verdadeiro ouvido absoluto reconhecem tons fácil e imediatamente, ou seja, sem qualquer esforço notável e, em particular, sem empregar quaisquer "truques" como o zumbido ou assobio.

Embora o ouvido absoluto em seres humanos normalmente seja dependente da classificação dos tons de acordo com as convenções de notação musical, não é simplesmente o nome da nota musical que possa ser identificada mas sim as próprias qualidades da nota. As características de um tom é identificada com melhor exatidão do que mais ou menos uma tolerância de frequência de 3% predefinida pelo intervalo de semitons que forma a menor unidade na notação musical ocidental. O possuidor de tal ouvido pode dizer se um tom tocado acusticamente é mais agudo ou mais baixo em relação à uma entonação padrão internamente à disposição de tal possuidor. Verifica-se que a entonação padrão de diferentes possuidores de ouvido absoluto pode ser diferente, dependendo do nível de intonação à que tenham sido expostos quando crianças. Isso se torna evidente quando possuidores de ouvido absoluto relatam achar difícil e até mesmo confuso quando têm de escutar ou tocar música em um nível de afinação que difere do padrão interno.

No idioma inglês, tal capacidade traduz-se perfect pitch, que refere-se à habilidade de ouvir e, imediatamente, reproduzir o som ouvido. Tal termo, porém, sugere que possuidores de ouvido absoluto são abençoados com orelhas bem melhores do que outras pessoas, em especial, estão em um senso capaz medir a frequência apenas por ouvir, com bastante exatidão, a nota. Isto não é bem verdade. Embora possa ser verdade que tais possuidores assim como a maioria dos músicos são capazes de avaliar sons mais precisamente que outros, isto está relacionado à sua devoção ao som e, em especial, ao treino. Em experimentos de percepção sonora acústica, possuidores de ouvido absoluto produzem resultados que normalmente não são diferentes dos de não-possuidores. Em especial, nos ouvidos de tais possuidores ocorrem mudança de percepção e desvios de oitava assim como em pessoas normais. Possuidores de ouvido absoluto tendem a esticar a escala de tons.


Tipos de ouvido absoluto

Em seu artigo sobre ouvido absoluto no New Grove Dictionary of Music and Musicians, o músico Richard Parncutt e o psicólogo cognitivo Daniel Levitin, apresentaram alguns tipos de ouvido absoluto: Passivo, ativo e muito fino.


Ouvido absoluto passivo

Uma pessoa com ouvido absoluto passivo são capazes de identificar as notas individuais que escutam, e podem identificar a tonalidade de uma composição (assumindo que possuem um certo nível de conhecimento musical), porém não são capazes de cantar as notas que lhes são necessárias.

Entre os autistas e savants, a incidência de ouvido absoluto se encontra à 1/20 ou mais. O ouvido absoluto também é comum entre aqueles que possuem a Síndrome de Williams.


Ouvido absoluto ativo

As pessoas com ouvido absoluto ativo conseguem cantar qualquer nota que se lhe é solicitada, sem ter outra como referência. O número de possuidores de ouvido absoluto ativo nos Estados Unidos é de 1/10.000. Nem todas as pessoas com ouvido absoluto ativo são músicos, contudo a preparação musical é necessária para o completo desevolvimento do potencial auditivo de uma pessoa com ouvido absoluto.


Ouvido absoluto muito fino

As pessoas com ouvido absoluto muito fino não só são capazes de reconhecer uma nota pelo seu nome, como também saber quando uma nota está ligeiramente mais aguda ou mais baixa com respeito ao padrão de afinação comum (440 Hertz). Esta habilidade é extremamente rara.

Alguns músicos com ouvido absoluto muito fino são capazes de reconhecer se uma obra está desafinada com respeito à afinação comum à uma distância de poucos savarts. Um Savart é a unidade de afinação, ou seja, a quantidade de desafinação que pode perceber um ouvido. Equivale à 4 cents. Um cent é a centésima parte de um semitom.



Estudos científicos

Fisicamente e funcionalmente, o sistema auditivo de um ouvinte absoluto não parece ser mensuravelmente diferente de um não-absoluto. Pelo contrário, "A percepção do ouvido absoluto não é dependente de um tipo especial de ouvido; reflete uma habilidade especial para analisar informações de frequência, presumivelmente envolvendo processamento cortical de alto nível. " Ouvido absoluto é um ato de cognição, necessitando memória da frequência, um símbolo para a frequência (como" B-flat "), e da exposição para o alcance do som envolvidos por esse símbolo categórico. Ouvido absoluto pode ser diretamente análogo ao reconhecer cores, fonemas (sons da fala) ou outra percepção de estímulos sensoriais categórica. Mesmo que a maioria das pessoas já aprenderam a reconhecer e nomear a cor azul pela sua frequência, é possível que aqueles que tiveram (por volta das idades de 3 e 6) uma significativa exposição aos nomes dos tons musicais identifiquem , por exemplo, um C3 (Dó central). No entanto, pode ser genético, possivelmente traço genético autossômico dominante, ainda que "poderia ser nada mais que uma capacidade humana geral cuja expressão é fortemente distorcida pelo nível e tipo de exposição à música que as pessoas experimentam em uma determinada cultura.


Influência da experiência musical

O sentido do ouvido absoluto parece ser influenciado pela exposição cultural à música, especialmente na familiarização da igual-temperada escala de Dó maior. A maioria dos ouvintes absolutos que foram testados a este respeito, identificou os principais tons da escala de Dó maior mais fiávelmente e, com exceção do Si, mais rapidamente do que os cinco tons sustenidos, o que corresponde à maior prevalência destes tons em simples experiências musicais. Um estudo alemão de não-músicos também demonstrou um viés por usar os tons da escala de Dó maior em um discurso comum, especialmente em sílabas relacionadas com a ênfase.


Percepção

Embora o ouvido absoluto se radica na capacidade de perceber e identificar "a cor do tom" - onde "a cor" é uma interpretação psicológica de uma freqüência vibratória fundamental, ouvido absoluto não é não é uma capacidade aumentada para perceber e discriminar gradações de frequências sonoras, mas sim a capacidade de categorizar mentalmente sons em áreas de altura predefinidas. O senso de audição de um ouvinte absoluto é mais preparado do que a de um não absoluto ( "normal"); além disso, as tarefas de identificação (reconhecer e nomear uma nota) e de discriminação (detectar mudanças ou diferenças nas taxas de vibração) são realizados com diferentes mecanismos cerebrais.


Problemas potenciais

Pessoas com ouvido absoluto se sentem irritados quando um pedaço é transposto para outro tom ou tocado em outro padrão. Músicos com ouvido absoluto podem falhar com relação a desenvolver as habilidades de um ouvido relativo quando seguindo os currículos de padrão persistindo em vez de um hábito de música conceptualizadora como uma sequência de tons absolutos. Assim, acham difícil transpor ou tocar um instrumento transpositor. Possuidores de ouvido absoluto também são conhecidos por acharem difícil tocar com uma orquestra que esteja afinada fora do padrão original (A4=440 hertz.)


Principais habilidades

Possuidores de ouvido absoluto possuem, além das capacidades mencionadas acima, algumas outras qualidades incríveis de reconhecimento de notas, como as mostradas abaixo:

  • Nomear notas e acordes apenas por ouvi-los
  • Cantar qualquer tom usando a memória (sem nenhum tom de referência)
  • Cantar canções pelo ouvido (após apenas escutá-las)
  • Compor música usando a própria cabeça
  • Identificar tons de canções apenas por ouvi-las
  • Ler folhas de música mentalmente
  • Saber se um tom é sustenido ou bemol sem um tom de referência


Leitores, a matéria é extensa mais é aproveitosa. Pra quem tinha dúvidas sobre ouvido absoluto, eis a chance de esclarecer algumas curiosidades sobre este "dom".
Você quer desenvolver ouvido absoluto? Bom treino pra você! (rsrsrs) ...

O texto foi extraído da Wikipédia, a enciclopédia livre.

Dúvidas, reclamações, sujestões, favor comentar!

Felipe Silvestre Ferreira.


5 comentários:

  1. Kra mto boa materia, é verdade q é extensa mas é mto proveitosa e complexa, mas aos poucos a gnt vai te perguntando e vc vai esclarecendo.

    Abração,

    Leandro Abílio de Moraes.

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  2. Oiiee Lipee,
    caro amigoo, maais uma excelente matéria suaa e eu não poderia deixar de ler e comentar, ne!!!
    Olha... foram esclarecidas muitas duvidas q eu tinha a respeito de Ouvido Absolutooo...
    Amadoooohhh, continue assim, matériaa mais do que maravilhosaa
    Beijuh ;*

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  3. O Felipe, parabens cara! Ótima matéria (li tudo huhuhu)este blog éstá cada vez melhor hein cara! Sucesso pra vc! Abração

    Marlom

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  4. Leandro e Thamy, pode ter certeza que esclarecerei todas as dúvidas, se estiver ao meu alcance!
    Marlom que bom que está gostando do BLOG, sua participação é sempre bem vinda aqui ok?
    Obrigado amigos, sem vcs estes blog nao existiria!
    Abraço pra vcs!

    Felipe Silvestre Ferreira!

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  5. Bom gente mais uma enquete terminada!
    Os violonistas e os tecladitas estão em sua grande maioria, as vezes até mesmo por serem mais usados, mais mobilidade pra tocar e etc.
    Mas bem sabemos que todo o instrumento musical bem estudado, é perfeito! Quando se estrai um som "aveludado" de uma clarineta, o soar das notas "méidas-graves" de um uma viola clássica, acompanhadas de um doce e ao mesmo tempo "sombrio" violoncello, com um baixo acústico marcando a melodia, soando os seus incríveis "pá-duns", apaixonantes graves!
    Sem falar da beleza de um trompete, aquele brilho metálico que nunca pode faltar. O piano, marcando as expressões, em um dedilhar que "acalma" os instrumentos por muitas vezes ... Sem falar no violão, quase nunca visto, praticamente um autista entre os instrumentos ...
    E a estrada instrumental continua!
    F.S.F ...

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