segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Sobre vozes femininas ...


Amados leitores, primeiramente todos os direitos autorais para o Quarteto Yorrane (FOTO AO LADO). Depois de pedidos insistentes das minhas amigas (Hadassa, Damaris, Ingred, Nayara ... rsrs), que sempre reclamam comigo que eu nunca posto nada sobre as "damas"; pois bem, este dia chegou!
Pra quem é amante de boa harmonia sabe o tanto que uma voz feminina faz falta! De cara achamos que por serem timbres mais leves não haverá peso, mas na verdade não é isso que acontece.

Pois bem, as vozes femininas são dividas em: Soprano, Mezzo Soprano e Contralto, logicamente cada timbre tem as suas ramificações quando se trata do canto lírico; só pra termos uma idéia do que estou falando, existe Soprano Lírico, Dramático, Ligeiro, Lírico-Spinto e outros timbres. Mezzo Soprano tem 2 tipos, o lírico e o dramático. O Contralto é uma voz que não tem divisões, quando se encontra um contralto mais "grave", chamamos de Contralto Profundo, lembrando que essas classificações são do canto lírico, nós aqui vamos falar do canto coral.

Geralmente em corais, ou coros femininos, temos o timbre chamado 1º Soprano, que é uma voz muito leve e aguda, podendo atingir notas da escala 5. Executa na maioria das vezes a melodia principal.
Sem perder a pose, temos o 2º Soprano, uma voz também aguda, não executa tantos agudos quanto a 1º soprano, mas é uma voz com grande alcance, com agudos mais firmes, dando assim uma base para a 1º soprano.

A Mezzo-Soprano é uma voz muito especial, eu particularmente gosto muito desse timbre. Mezzo (meio, metade). A tradução seria meio soprano. É uma voz que vai do grave ao agudo com muita facilidade, consegue emitir notas escuras como uma contralto e também tem agudos belos como os de uma soprano. É uma voz excelente pra solos.

O contralto vamos dividi-lo em dois tipos, 1º e 2º contralto. O 1º contralto é um timbre grave, pode ser escuro se necessário, e atinge notas como, Sol2, Fá2, com muita facilidade. É uma voz que harmoniza bastante, tem poucos agudos mas é firme nos tons médios, proporcionando uma harmonia mais maciça.

O 2º contralto é o ápice dos graves femininos, é uma voz esura, densa e recheada de graves. Geralmente funciona como uma "cama" para as vozes femininas, enquanto temos a 1º soprano fazendo seus belos agudos, a 2º contralto crava os graves, tendo uma função bem semelhante ao baixo em alguns casos.

A harmonia em vozes femininas é algo mais "doce" de se ouvir. Usa-se muito a harmonia em intervalos de terça, muitas das vezes a harmonia fica bem próxima, sempre soando bem pra quem sabe apreciar uma boa harmonia. Caríssimas, cantem com o coração, ofertem sempre as vozes de vocês para Deus, e sempre usem o melhor de si, porque não podemos ofertar qualquer coisa para o nosso Deus. Nosso Pai do céu se alegra muito quando o louvamos, quando ofertamos a nossa vida, quando entoamos os louvores com gratidão!

Espero que todos tenham gostado desse simples post sobre vozes femininas! Dúvidas, críticas, elogios e sujestões, basta comentar no BLOG!

Um grande abraço, Felipe Silvestre Ferreira.

12 comentários:

  1. Atendendo as amigas Fill? hehehe
    Elas tambem merecem, né?!
    Cara mto boa matéria, eu particularmente não sabia que o contralto não tinha ramificação.
    Muito legal mesmo cara.

    Abração (pra não perder o costume, né? rsrs)

    Leandro Abílio de Moraes.

    ResponderExcluir
  2. Pois é Leandro, aqui no BLOG tentamos abranger todos os assuntos!
    Continue sempre plugado aí no BLOG amigo, seu apoio é fundamental!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Ownn amigooo,
    atéé q enfim uma matéria sobre voz feminina.. rsrsr
    Brincadeira, tah !!
    Maas, excelente matéria, viu!!!!
    eu, particularmente, não sabia de algumas coisitas ali...
    éée amigãooo, vc tem ajudado muita gente ... continue assim, tah ?? ^^
    Beijuhhh ;*
    APDSJ

    ResponderExcluir
  4. Thamy, é importante saber que muitas pessoas têm aprendido com os post's desse BLOG.
    A razao deste blog estar no ar, são vocês, amigos e leitores. Espero cada dia mais e mais esclarecer as dúvidas.
    Realmente a matéria de vozes femininas veio, demorou, mas aí está!

    Fique na paz do Senhor.
    F.S.F

    ResponderExcluir
  5. Fill, muito obrigada por nos esclarecer sobre "nossas" vozes!...Então eu dou base pra 1ºsoprano?!hehe! Bom saber!

    Agora só nos resta cantar e aprender, cantar e aprender mais e mais! Para oferecermos o MELHOR ao nosso Deus!

    Bju querido!
    Qualquer duvida, posto aqui, viu!?
    A paz do Senhor!

    Hadassa Ariane de Oliveira

    ResponderExcluir
  6. Uma sugestão muito boa para quinteto feminino é o grupo "entre elas". Gostei demais da harmonia das garotas, e que afinal de contas, são adventistas, o que não deixa pra menos... Abração!

    Weider Martins

    ResponderExcluir
  7. Hadassa, obrigado por participar, e vamos cantar!! Só assim pra aprendermos né?!!?

    Weider, Obrigado pela sujestão, já ouvi falar, mais ainda não ouvi. Está aí a sujestão pra quem quizer aprender mais ainda sobre vozes femininas!
    Abraço pessoal!

    ResponderExcluir
  8. ahh que legal , uma materia sobre vozes femininas , EU AMEI !! muitooo bom mesmo , aprendi muito ;) e olha meus amigos tao gostando do blog viu ! parabens =D beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Thalita, que bom que vc gostou desse POST, e te agradeço por vc divulgar o BLOG aos seus amigos, espero que tbm seja útil a eles ...
    E me fala depois em qual voz vc enquadrou tá? rsrsrs ...
    Abraços!
    F.S.F

    ResponderExcluir
  10. Oi..
    Gostei muito desse papo,canto em minha igreja, e e amo fazer isso porquê faço pra Deus e com muito amor.
    Tava pesquisando sobre tipos de vozes femininas e encontrei esse blog. Tô numa dúvida cruel, pq tinha uma voz bastante aguda e fina, mas depois que comecei a cantar com mais frequência a minha voz foi mudando. Sendo que, antes dessa mudança, o rapaz que me auxiliava nos ensaios na hora de desenvolver as notas musicas, ele achou melhor trabalhar regiões mais graves na minha voz.. e a partir daí minha voz vem ficando mais grave a cada dia!! Pelas indicações eu achava ser um soprano, mas depois dessas mudanças eu nem sei mais o que sou, ou o que acontece com a minha voz! Ainda canta tons altos e agudos, só que com um pouco de dificuldade, coisa que antes eu não sentia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leila, que bom que gostou do post, fico muito feliz. É sempre uma satisfação saber que existem pessoas cantando pra Cristo, usando o mesmo como forma de vida. Geralmente as vozes agudas cantam sim o soprano, em alguns outros casos o mezzo soprano. É necessário averiguar o motivo do foco da região grave de sua voz, talvez fosse para melhorar a sua extensão. Se você ficar cantando grave todo dia, ou agudo todo dia, a voz terá a tendência que você proporcionar a ela.
      Seria necessário uma análise mais minuciosa de sua voz, para saber qual o seu timbre e lhe indicar qual a melhor região pra se cantar. Um professor de canto seria ideal. Volte sempre aqui no blog, está desatualizado mas estou com muitas matérias pra postar, só falta o tempo. (Risos ...)
      Abraços!

      Excluir
  11. Noooosa gostei muito!!! Vc está de parabéns

    ResponderExcluir