segunda-feira, 27 de julho de 2009

Sobre quarteto masculino


Bom dia caríssimos leitores! É com prazer enorme com que eu venho falar de um assunto muito gostoso: quarteto masculino! Bem, definindo as vozes, são elas 1º Tenor, 2º tenor, Barítono e o Baixo. O 1º tenor é um timbre de voz muito agudo, canta quase que sempre as notas mais altas de determinada frase musical, é nesse registro agudo é onde se encontra a maior beleza, brilho, cor e intensidade.
O 2º tenor também é um timbre que faz notas agudas, não tanto como as do 1º tenor, mas é uma voz aguda e muito firme; tem uma beleza imensa pra fazer solos, geralmente canta uma terça abaixo do 1º tenor.
O barítono é o timbre do quarteto que mais me encanta; é uma voz média, responsável por "harmonizar", dar firmeza nos tons médios, dar uma beleza a mais na melodia fazendo as suas incríveis "voltinhas" e cantando os mais belos "sustenidos e bemóis". Os graves de um barítono têm certo peso, os seus agudos são belos! É uma voz fantástica e se, for estudada pode gerar um belo desempenho dentro de um quarteto.
Agora sobre o baixo! Existe sempre uma grande polêmica sobre a voz baixo; nos quartetos antigos e também nos quartetos americanos, ouvimos aquele "grave" intenso, um timbre conhecido como "baixo-profundo", voz responsável por grande peso, voz bem escura e cavernosa, pode-se ouvir em grupos como Gaither Vocal Band, Acapella e outros. Mas existe também um timbre mais "leve" de baixo, são timbres que têm o seu peso, tem o seu brilho, conseguem solar notas agudas! Vozes belas como a de Ronaldo Fagundes e Milton Andrade, Ronaldo ex-baixo dos arautos do rei e Milton, atual baixo.

Eu digo sempre que a harmonia é o ponto de encontro das vozes! Unir-se com duas ou mais vozes afinadas é uma experiência fascinante! Junte sempre com seus amigos "quarteteiros" e fechem sempre uma harmonia! Cante arranjos acapella, arranjos de coro misto, enfim, usem e abusem dessa maravilha que Deus nos deu, que se chama VOZ!
Espero ter ajudado com esta matéria!
Abraços, Felipe Silvestre Ferreira.

27 comentários:

  1. Pra quem não sabe sobre Quarteto Masculino foi muito esclarecedora essa "matéria", sendo que agora a oração "pra quem não sabe"... pode estar no tempo gramatical "passado", pois foi muito proveitosa a sua explicação.
    Você só se esqueceu de dizer qual voz você é né brother?! (rsrsrs).
    Cara ficou bom mesmo viu.

    Parabens pelo blog, tá mtuito legal.

    Abração.

    Leandro Abílio de Moraes

    ResponderExcluir
  2. Leandro fico feliz por ter esclarecido um pouco sobre o quarteto masculino, que bom que foi aproveitosa!
    Te agradeço por vc estar ligadinho no blog, estou mto satisfeito por vc estar sempre aí, acompanhando as matérias!
    Forte abraço amigo!

    Felipe Silvestre.

    ResponderExcluir
  3. Hadassa Ariane de Oliveira28 de julho de 2009 às 12:34

    Felipee!!! Sempre enaltecendo os sons agudos, os 1º tenores!!
    Mas eu continuo apaixonada pelo baixo!
    Deve ser pra anular um pouco do meu agudo (que se for observar, nem é tão agudo assim).

    Mas é sempre uma maravilha cantar, e pro Senhor!
    E vc, Felipe, nos faz entender mais sobre esse mistério: VOZ.
    Obrigada, seu blog está lindo...de "visu" novo..hehe

    Abraço amigoo!

    ResponderExcluir
  4. Hadassa!
    É só impressão sua que eu exalto os agudos! Todos os registros tem sua beleza, mesmo que as vezes temos preferencias por um determinado registro! E agudo vc entende bem, com esse seu soprano lindo e afinado que Deus te deu! Mas eu fico feliz por esclarecer a você e todos os leitores algumas peculiaridades da voz. Fico feliz por ter gostado do novo visual do blog!
    Fique com Deus,

    Felipe Silvestre.

    ResponderExcluir
  5. o baixo é a voz que aki vou fazer e quando eu cantar vai tudo tremer, não é verdade eu sou barítono mas vou mostrar pro Fábio Lima que ainda sou baixo rsrs, Spaaaaarta!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Grande Bruno!
    Seja você no baixo ou no barítono, o mais importante é você louvar ao Senhor! Não é mesmo? A questão de você ser baixo ou barítono nós temos que analisar com calma viu? rsrsrs ...
    Forte abraço, obrigado por postar!
    F.S.F

    ResponderExcluir
  7. Fill, adorei a explicação!
    Foi sucinta, objetiva e bem clara!
    Espero que poste uma matéria sobre vozes femininas!
    Aguadarei ansiosa!
    Abraço grande e fique com Deus!

    Dah =)

    ResponderExcluir
  8. Querida Damaris !!!
    É certo que vai ter uma matéria pra vozes femininas e por sinal bem grande. Talvez vou precisar dividí-la!
    Fico satisfeito por você ter gostado da matéria! Fique sempre "blogada" aqui conosco!
    Um abraço pra você!
    F.S.F

    ResponderExcluir
  9. Caro Felipe!
    Ótima essa sua matéria heim!
    Ontem na Rádio Obra Viva o pessoal também ficou interessado!
    O nosso povo é ainda amador mas tem interesse em conhecer e aprender mais sobre as vozes.
    Quando a voz é bem educada seja Tenor, Barítono, Baixo, Soprano ou Contralto é muito gratificante para nós na junção das mesmas sair um belo louvor para o nosso Amado Salvador!
    Muito interessante seu blog rapaz. Parece até um jornalista!!! Sucesso!!!

    Ronaldo
    Grã-Duquesa I
    Governador Valadares-MG

    ResponderExcluir
  10. Ronaldo pra mim é um prazer enorme ter vc como amigo, fico feliz por vc ter gostado do BLOG e que muitas pessoas têm sido alcançadas por este simples espaço.
    É fato que somos amadores, mas temos Deus nos conosco, e ele nos faz vencedores na presença dele!
    Fico feliz quando vc fala que pareço um jornalista, seria um honra pra mim mas na verdade escrevo por puro Hobby!

    Volte sempre, as portas deste espaço estão abertas pra ti!

    F.S.F

    ResponderExcluir
  11. O Fill parabéns pela matéria do quarteto gostei muito e vc sabe q ouço e admiro os que cantam e afinal das contas eu sou baritono mas gosto muito do baixo e é isso ai continua ai esclarecendo algumas dúvidas pra galera
    APDSJ
    Wellerson Henrique

    ResponderExcluir
  12. E aí Wellerson, nosso barítono !!!
    É um prazer tê-lo aqui no BLOG, e é uma honra cantar com vc. E tbm sei o quanto vc gosta da voz baixo!
    kkkkkkkkkkkkk ....
    Mas enfim, bem sabemos que todas as vozes são importantes, o baixo não é nada sem o barítono e os tenores.

    Volte sempre aqui no BLOG!
    Forte abraço!
    F.S.F

    ResponderExcluir
  13. ei felipe.. na parte que voce falou sobre o baritono.. falou em relaçao a (voltinhas)
    o que seria ao certo?
    abraço fica com Deus

    ResponderExcluir
  14. Olá Anônimo!
    As voltinhas são algo complexo.
    o barítono é uma voz suave, avelulada e que dá um efeito interessante na harmonia do quarteto. Quando me referi as votlinhas, são alguns "enfeites" que eles colocam na voz do barítono, alguns arranjos específicos que somente ficam legais no barítono.

    Aquelas subidas e descidas com vários sustenidos e bemóis.
    O assunto é um pouco complexo mas espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  15. obrigado meu camarada... fui chamado pra entrar em um coral ontem!vamos participar de uma cantata de natal... nas divisoes de vozes a professora me colocou entre os graves e tenores... me senti destacado :( depois ela veio e disse que estou mais pra baritono.. fiquei meio assustado .. pois nao me vejo nakele perfil de opera.
    dai minha pergunta .. tem diferença entre um baritono de opera pra um de um quarteto e coral ?

    ResponderExcluir
  16. Existe diferença sim.
    (Se vc quizer se identificar com seu nome não tem problema viu!) ...

    Na ópera, você vai trabalhar o canto lírico, vai trabalhar de uma maneira mais rígida e mais específica a sua voz.

    Num quarteto masculino, é algo voltado mais para o canto popular, vai te exigir muito treino, não tenha dúvidas, mas é algo mais "light" que o canto lírico.

    Se você é barítono e precisar se optar entre tenor e baixo, veja em qual sua voz fica melhor.
    Peça para seu professor analisar sua extensão vocal e ele vai te encaminhar.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  17. ok... eu nao me indentifiquei . pois é a primeira vez que estou comentando em blog .. nao sabia como era o esquema! ... eu ouço muito no you tube musicas com o quarteto vox.. voce poderia me indicar outros bacanas tb?

    ResponderExcluir
  18. Claro ...

    Quarteto Vox é excelente.
    Quarteto Arautos do Rei (Meu preferido).
    Cânticos Vocal.
    Quarteto Gileade.
    Quarteto Athus.

    Eis aí um material bom pra você estudar ...
    Ouça estes quartetos e você vai aprender bastante!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  19. vlw meu irmao!.. obrigado! me tirou muitas duvidas da cabeça! seu blog ta de parabens... gostei da sua atençao... nao esquecerei desse seu endereço ;) abraçao fica na paz

    ResponderExcluir
  20. Felipão eu também sou fã de carteirinha dos AR.
    Pra mim o melhor 1º Tenor foi o Dênio Abreu, o 2º Tarsís Iraídes, o Baritono o Fernando Iglesias e o baixo Milton Andrade... Qual a sua opinião a respeito, em questão de indentificação e vozes.. lógico que para Deus não há melhores, mas em questão de vozes essas me agradam mais.

    Saulo Rodrigues

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. seria melhor repensar algumas de suas citações, pois ela remete a um gosto pessoal e não a uma técnica observada, principalmente qdo se retrata de baixo e barítono, pode olhar na discografia AH, que notaras vozes mais significativas.

      Excluir
  21. E adicionei o seu blog em meus favoritos, parabéns pelo o blog e as explicações... mandou bem, que Deus continue te abençoando com esse talento grandioso!

    Saulo Rodrigues

    ResponderExcluir
  22. Olá Saulo Rodrigues. Que bom que você gostou do BLOG. Espero que você fique ligadinho, acompanhando este trabalho.

    Fico feliz por vocÊ gostar dos Arautos do Rei, que é um excelente quarteto.

    Como você mesmo disse, não existe "melhores" diante de Deus, porém existem as vozes com as quais nos identificamos.
    Você tem bom gosto, todos esses nomes que você disse são grandes referências em quarteto masculino.

    Obrigado por comentar, fique na paz.

    ResponderExcluir
  23. Tenho uma voz bem de baixo mesmo mas tem algumas notas muito baixas que não consigo alcançar,...minha dúvida é como fazer para poder alcançar estas notas!

    ResponderExcluir
  24. daniel guedes....
    falo fino e canto 1ºtenor, mas nao consigo alcansar notas muito agudas,vc tem algum treino para isso

    ResponderExcluir
  25. Cara adorei teu blog irmão! Estou montando um quarteto e preciso muito de ajuda, é possível fazer os três aprenderem a cantar suas vozes no quarteto sendo que eles não sabem sabem sobre músicas? Obrigado!

    ResponderExcluir
  26. Conheci um adorador que eh 2° tenor...foi ele que me apresentou o mundo fascinante das vozes...... mas sua explicaçao tirou todas as duvidas restantes!!
    Obrigada mesmo!!

    ResponderExcluir