quarta-feira, 29 de julho de 2009

Acordes I (Tríades)


Boa noite a todos! Uma dúvida que cerca muita gente é a questão de formação de acordes, mas primeiramente você sabe o que é um acorde? Eis o conceito: "um acorde é a junção de 3 sons ou mais tocados de forma simultânea".

Um acorde começa na nota mais grave e vai subindo para a mais aguda, então deve-se ler o acorde de baixo para cima, no caso de uma partitura. Para formar TRÍADES, que é o nosso primeiro caso, você vai precisar da FUNDAMENTAL (também chamada de Tônica), 3ª e 5ª da escala do acorde. Exemplificando melhor:
Pegando o acorde C (Dó maior) temos: Dó(tônica), Mi(3ª) e Sol (5ª). Mas como saber quais notas são respectivamente, tônica, terça e quinta de uma determinada escala? É muito simples! basta pegar a escala de determinado tom, e assinalar os respectivos intervalos. Exemplicando com o D(Ré maior).

D - , Mi, Fá#, Sol, , Si, Dó#. Temos então que "D" é formado por Ré, Fá# e Lá.
Seguindo agora os outros tons ...

F - , SOL, , SIb, , RÉ, MI.

G - SOL, LÁ, SI, DÓ, , MI, FÁ#.

A - , SI, DÓ#, RÉ, MI, FÁ#, SOL#

B - SI, DÓ#, RÉ#, MI, FÁ#, SOL#, LÁ#.

Com esse esquema você pode formar qualquer acorde maior, podendo ser sustenido e bemol também. Em uma outra matéria irei postar outros tipos de acordes, menores, diminutos, entre outros! Espero ter contribuído mais um pouquinho pro seu conhecimento, caríssimo leitor! Dúvidas, críticas e sujestões, comentem por favor!

Felipe Silvestre.

4 comentários:

  1. Hadassa Ariane de Oliveira30 de julho de 2009 às 10:24

    Fill..eu de novo!

    Estou gostando muito do blog, está sendo mesmo útil pra mim!
    Matéria dos acordes interessante! Fazemos coisas no violão que nem sabemos porque fazemos, neh! Mas aguardo as matérias sobre os acordes diminutos e os outrostipos que tem, que nem o nome eu sei. ~Estou precisando me aperfeiçoar no violão, depois que peguei o outro instrumento, parei de me aperfeiçoar no violão! Mas estou aprendendo!

    Até a proxima, querido!

    Hadassa Ariane de Oliveira
    Passos-MG

    ResponderExcluir
  2. Eu fico muito feliz Hadassa ...
    E você tocou num ponto importante, porque muita gente faz os acordes mas as vezes nem sabe o que estão fazendo, de onde vem! E é só vc ficar ligadinha no blog, que próximas matérias virão!

    F.S.F

    ResponderExcluir
  3. Ótima materia cara!
    Eu já te disse que nunca me dei bem com a "lição": formação de acordes mas, aos poucos vou esclarecendo minhas dúvidas, com voce.
    Estarei aguardando com muita anciedade, as materias pospostas que falaram dos outros acordes.
    Que também já comentei com você que não os sei.

    Abração cara!

    Leandro Abílio de Moraes.

    ResponderExcluir
  4. Está certo Leandro!
    Fique ligadinho que teremos uma seqüência legal sobre acordes! Peça capacitação a Deus, e sempre comente as dúvidas aqui, se não ficar claro!
    Um forte abraço!
    Felipe S.

    ResponderExcluir