quarta-feira, 22 de julho de 2009

Como conheci o meu instrumento!

Muita gente tem vontade de aprender um instrumento musical; a maioria das pessoas tende a aprender violão (pelo menos aqui na minha terra), creio que pela facilidade, pela mobilidade, portabilidade, as "rodinhas", o violão sempre faz presença. E quem escolhe esse instrumento e se dedica, não se arrepende porque é simplesmente fantástico! Quem me dera se tivesse aprendido quando criança.

Muita gente me pergunta como e quando comecei a tocar violão; às vezes não sabia como responder, pois é uma coisa complicada de lembrar, porque muitos são os fatores, mas vai aí a história:
- Eu tinha exatamente 13 anos, lembro-me que peguei um violão emprestado pois nem ao menos tinha um. Porém esse violão ficou encostado durante 1 ano. Conheci uma família, onde um grande músico residia, essa pessoa toca muito bem o violão clássico, e ainda toca flauta doce muito bem, seu nome, José Januário Filho; um dia numa conversa descontraída surgiu assunto de violão, e ele me perguntou se eu tinha vontade de tocar; eu disse que amaria aprender violão mas falei que nao tinha a mínima idéia de como começar. Lembro que o Januário convidou um grupo de pessoas lá da igreja para iniciarmos o estudo de teoria musical e violão integhados, porém só eu continuei. Comecei com flauta doce, mas não fui adiante porque não estava contente, sentia que faltava algo! O Januário começou a primeira aula com partituras, nos ensinou as notas na clave de sol e na clave de fá, coisa bem básica e depois iniciou com o Violão. Ele fez um desenho no quadro mostrando todas as partes do violão, os trastes, tarrachas, pestana, boca, tampo! E começou a ensinar os primeiros acordes. Me recordo bem que ele passou no quadro uns 3, no máximo 4 acordes. Não me lembro o motivo mas essas aulas não duraram mais que 1 mês; a minha iniciação estava prestes a se findar; mas eu continuei firme!

O som do violão sempre me chamou a atenção, porém agora era a voz de Deus que me chamava a atenção. Eu sabia da necessidade de aprender um instrumento, aprender a cantar, dominar o meu timbre de voz e eu tinha um livrinho com pouquíssimas folhas, com alguns acordes básicos impressos e também alguns ritmos pra violão! Estudei por esse livrinho e "aprendi" o violão.

Mas afinal de contas, aonde eu quero chegar contando esta história? Quero passar aos queridos leitores que não podemos desistir dos nossos objetivos; mesmo sem um professor, sem alguma base musical eu tentei levar o estudo do violão adiante até conseguir chegar a um resultado satisfatório. Às vezes o resultado pode ser demorado, mas temos que ter paciência, pedir Deus capacitação, porque o nosso louvor é para Ele!

Felipe Silvestre Ferreira.

8 comentários:

  1. Hadassa Ariane de Oliveira23 de julho de 2009 às 10:15

    Oi Felipe!

    Matéria linda! E isso acontece, não apenas com você, mas com todos aqueles que dedicam o louvor a Deus! Ele capacita mesmo, independente das situações. Basta querermos e darmos lugar para Ele agir!Não é verdade?!

    Bom dia Felipe!

    ResponderExcluir
  2. É verdade Hadassa ...
    Fidelidade e dedicação são marcas de servos fiéis! Deus age mesmo!
    Obrigado por ter visitado o blog!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Felipe, meu querido, muito bonito o que vc escreveu. Deu-me até uma ponta de esperança rs, pois eu toco violão mas estou meio triste pq não consigo tocar balada. Irei me dedicar mais e pedir uma bênção do Senhor^^.
    Um super bj no seu coração. .*.

    ResponderExcluir
  4. Caríssima Renata Menezes (carioca que eu mais amo !!) ...
    Não perca a esperança, confie no Senhor e peça capacitação ...
    Foi bom vc ter postado uma dúvida pq eu vou colocar um post explicando alguns ritmos, e balada com certeza estará incluso!
    Beijo e obrigado pela visita ao meu espaço!

    ResponderExcluir
  5. Nem preciso dizer que te admiro né... rsrs vc já sabe disso!!!Deus reconhece seu esforço, não é atoa que é uma pessoa abençoada.É muuuito bom ter vc como professor, não existiria oura pessoa melhor pra me ensinar...

    Obrigada de coração Fil!

    Lorrany

    ResponderExcluir
  6. Lorrany,

    Que Deus abençoe todos nós, eu como seu orientador no violão, vc como aluna! Vamos pedir para Deus nos capacitar, que ele possa iluminar as nossas mentes.

    Fico feliz pelo carinho que vc tem pela minha pessoa, vc tbm é alguém muito especial que eu tenho guardado em meu coração!

    Fique com Deus Lorrany!

    Felipe Silvestre Ferreira.

    ResponderExcluir
  7. e ai fil, bacana a sua historia!
    achava q vc tocava so o arroz com o feijao rsrs brincadeira, mas é isso ai... fico massa a sua historia!
    Luana (:

    ResponderExcluir
  8. Luana, prazer imenso vc aqui neste espaço!
    Há sempre muito a aprender né, mas sempre devemos fugir do famoso "arroz com feijão" e buscarmos a perfeição durante toda a nossa vida, enquanto tivermos forças pois devemos oferecer o que temos de melhor para o nosso Deus. Digo isso pq o nosso louvor é para Ele!

    Abraços amiga, volte sempre!

    ResponderExcluir