terça-feira, 2 de novembro de 2010

Comentário do novo cd dos Arautos do Rei - O Dia Enfim Chegou


Olá amigos e leitores, quantas saudades de postar neste espaço! Saudades de ler os comentários, de tentar responder as perguntas dos amigos, saudades de tudo! Como prometi anteriormente, vou postar abaixo um singelo comentário sobre o novo cd dos Arautos do Rei. Eu sei que opiniões são várias, alguns podem concordar, outros discordar. Mas não quero aqui gerar polêmicas, críticas destrutivas nem algo semelhante, é apenas um humilde comentário de um admirador da boa música.
               
                Não tem prefixo! Foi a 1ª reação do pessoal. Eu acho que não há a necessidade de ter um prefixo em todos os cd’s e um salve para o lindo prefixo do cd “vale a pena esperar” que, creio eu que durará ainda algum tempo.

                A 1ª faixa do cd, O AMÉM. Nunca ouvi algo tão apoteótico. Um compasso 5/8 mostrando que não há limites na música. Ricardo Martins realizando um grande trabalho. Um hino com densas cordas, arranjos orquestrados, e dá-lhe extensão vocal pra cantar! Três oitavas, às vezes até superando esta extensão.  Letra contemporânea, apocalíptica. “Quem tiver ouvidos, que OUÇA” o que o Espírito Santo diz às igrejas.
               
                A 2ª faixa e tema do cd, “O DIA ENFIM CHEGOU” que linda mensagem! Abrindo com o solo do Jairo, novo barítono que, por sinal cantou muito neste cd. Indo do grave ao agudo com muita facilidade. Este hino é uma esperança para o servo de Deus. “Mal posso esperar, pra herdar então meu lar... Rever os meus amados, que em Cristo descansaram, e ao grande coro quero me unir, e juntos, celebrar Jesus”. Eu quero muito estar na eternidade, bendizendo e louvando o nome do Senhor, com todos os remidos por Cristo. Você também quer?

                PRA SER USADO, faixa três. Muitos acharam semelhante a “Vaso de alabastro”. Um sax passeando na melodia, com um belo violão, solo de Társis Iraídes, 2º tenor.  Música de Daniel Sales, mesmo autor da canção “Graça“ dentre outras belas canções que este servo de Deus tem trazido. Este hino é uma oração, uma conversa entre o homem e Deus.  É o homem se colocando na condição de dependente de Deus e suplicando para que, cada dia mais e mais possamos ser usados por Ele. Força e Graça!

                O solo do baixo é sempre esperado por todos.  ‘NÃO RESISTA”, 4ª faixa do cd vem trazendo um solo suave, aveludado e grave do Milton Andrade, que está cada dia cantando mais e mais grave! “Hoje é dia de decisão”. Digamos que um belo Si0, de passagem. Este hino me lembrou muito a canção “Aqui é seu lugar” que diz que devemos estar nos braços de Deus, seja onde estivermos. Não resista é um chamado de Deus, é uma força, Um alento. Como é bom deixar que o Espírito Santo fale ao nosso coração, como é bom deixar Ele agir! “Não demore, venha a Cristo sem tardar” ...

                JUNTO A MIM, 5ª faixa, é um retrato do cotidiano do homem. Precisamos entender que os problemas da vida sempre vão nos acompanhar, mas temos um Deus no céu, que olha por nós.  “Olhe para mim meu Deus e segure a minha mão; mesmo se eu sofrer, me dê a paz”. Olhe que bela oração! Acho que só podemos dormir em paz, se Deus estiver conosco. Este hino vem trazendo esta mensagem para nós. Uma observação: Um belo Sol#3 no solo do barítono “Que meu choro nunca faça eu desistir”. Este cd está repleto de desafios para os quarteteiros de plantão!
               
                SANGUE CARMESIM.  O mais puro vermelho, o sangue de Jesus. Linda canção de Társis Iraídes. Os nossos pecados estão na cruz, Jesus já os levou e hoje, devemos render graças ao nosso Deus por este sacrifício vivo! Graça, amor e sofrimento Jesus passou por nós e sabemos que não há condenação em nosso Deus, pois ELE nos livrou!  E que Sib3 perfeito foi o que o Táris fez no seu solo “Pra que possas de novo me aceitar”... Notas de 1º tenor. (risos).
                Uma curiosidade que muitos têm é ouvir a voz do Ricardo Martins. Uma espécie de barítono/2º tenor foi o que ele demonstrou na faixa sete, “DISCÍPULO DO AMOR”. Um quinteto entoando uma canção alegre, cheio de “glissandos” e muita extensão. (Com direito a Si0 do baixo).  Mais uma letra de Fernando Rochael, grande compositor! Como o título já diz, é uma canção que fala do amor de Deus. “O amor é o fruto do Espírito do Pai, é o dom supremo que Ele dá aos filhos seus... é o verbo o amor o próprio Deus”.

                A 8ª faixa “FOGE PARA O MONTE” mais um quinteto com solo de Fernando Iglesias, que já cantou o barítono nos AR e é o atual orador. Canção de melodia espanhola, do hinário. Um belo arranjo, com muitas dissonâncias (pra variar) e muita, muita extensão. “Não fiques, pois vacilante, ó vem a Jesus sem tardar”. Um apelo, um chamado. Vivemos em um tempo profético, muito próximos do fim. Não podemos agora vacilar na fé. Fernando Iglesias continua em forma, com uma bela voz e harmonizou muito bem com o atual quarteto. Ficou muito bom!

                A poesia “NEle” 9ª faixa, composição de Lucas Iglesias e Gabriel Iglesias. Já se inicia com solo do 2º tenor, e no coro harmonia a quatro vozes.  Este hino nos fala como Deus é poderoso! “NEle que muda o tempo e vê cada folha que cai pra forrar o chão”. Que consolo! Não devemos nos preocupar, pois os planos de Deus não são os nossos planos, devemos apenas viver o projeto dEle. Suavidade foi o que ouvimos quando Ozéias Reis fez o seu solo, excelente interpretação! Jogar a voz um pouco mais pra frente fez com que o som ficasse mais suave, mais harmônico, um som gostoso de ouvir! Maravilha!

                JESUS HABITA EM MIM, pra alguns, semelhante à canção “Vencer por você” do tema vale a pena esperar.  Nesta canção, um lindo dueto do barítono com o 2º tenor e a melodia nas alturas, que harmonia!

                Lineu Soares chegou com a canção “AMAR DE VERDADE”, 10ª faixa. Solo do barítono e do 1º tenor. Graça, uma palavra constante. É por ela que vamos até Jesus, por ela que vamos estar na eternidade. Sem palavras, simplesmente lindo!

                “O MUNDO PRECISA” contribuição do pianista Jader Santos. Música contemporânea, um retrato dos dias atuais. Vivemos num caos chamado “falta de tempo”. Isso faz com que o homem se afaste de Deus, sem percebermos. Esta canção é como se fosse um “perfil” de servos que Deus “precisa” para levarmos o evangelho a outras pessoas. Uma polêmica surgiu: sabemos que esta não foi a intenção do Jader, mas muitas pessoas acharam estranha esta canção, pois a impressão que se tem é que Deus precisa do homem. Debati muito isso com algumas pessoas e analisamos o contexto e vimos que não foi isso que Ele quis dizer. Deus quer para a sua obra homens sensíveis à voz do Espírito, que sejam fiéis, leais, honestos, retos.

                Enfim, um cd com conteúdo espiritual e um baita desafio para os quartetos, pois sabemos que o nível técnico está cada dia mais alto. Extensão, dissonância e muito, muito tempo de ensaio. Abraços a todos!

7 comentários:

  1. A paz do Senhor Jesus!

    Gostei da análise, principalmente de saber sobre os "barítonos adicionais" no cd, mas... nenhum comentário sobre a última faixa? "Presente de Deus" é uma das mais bonitas desse álbum, achei o refrão bem poderoso, tanto nas vozes quanto na mensagem... realmente é uma canção para se descansar em Jesus!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Guilherme, seja bem vindo!
    Que bom que gostou destes comentários.
    Eu fiz um post especial deste louvor a algum tempo atrás que você pode conferir aqui:

    http://felipemusical.blogspot.com/2010/04/presente-de-deus-arautos-do-rei.html

    ResponderExcluir
  3. Kra mto bem observado...
    Neim todos os albuns tinham prefixo, alias, a gde maioria. E o de 2009 ainda vai reinar mto...
    O meu ta encomentado kra, aguardo essa benção de Deus, q o Sr. abençoe mto a viida desses nossos irmãos.
    E q a gnt pelo menos chegue perto do poder vocal destes kra, hehe.
    abraço.
    (esqueci minha conta google por isso postei como anonimo rssrs, Léo Moraes)

    ResponderExcluir
  4. Léo ....
    Sumido ein? rs.
    Este cd é uma bênção meu amigo, você vai gostar muito! E o jeito é ir cantando né?
    Abração!

    ResponderExcluir
  5. José de Mattos:

    é isso kra, exelente comentário, percebi q vc ficou bastante empolgado com esse cd e eu tbm. abração, apdsj

    ResponderExcluir
  6. Fiquei mesmo, muito empolgado! Antes do lançamento do cd eles cantaram algumas faixas na FADMINAS, que qualidade vocal! Abraços e volte sempre ao BLOG!

    ResponderExcluir
  7. Comentário muito bom
    Vi um video no Youtube Pra ser Usado o louvor tem mesmo uma semelhança com Vaso de Alabastro
    apdsj Abraz

    ResponderExcluir