domingo, 11 de julho de 2010

Quarteto Masculino - Arte ou Ciência?


Quem não gosta de quarteto masculino? Fechar uma harmonia a quatro vozes? Tenores “duelando” nas alturas com suas notas agudas, barítonos passeando pela melodia e baixos, cravando todas? Até quem é leigo em música gosta de quarteto masculino. Logicamente não é gosto de todos, mas é uma arte que tem crescido e muito.

Mas, como muitos já sabem, fechar uma harmonia é algo muito mais complexo do que nós imaginamos. Exige-se do cantor afinação, técnica vocal, horas de ensaio e é sempre bom ter um repertório bacana, pra não cansar os ouvidos. Começa-se com hinos fáceis e depois se procura hinos complexos. Qual quarteto nunca cantou o louvor “Jesus vem logo” gravado pelos arautos do rei? E, quem não sonha em cantar com perfeição o louvor “Se a mão de Deus tocar em mim” com aquelas inversões e acordes complexos? Dissonâncias, escalas complexas, estudo de técnicas novas e um turbilhão de coisas fazem parte da vida do “quarteteiro”.

Mas eis a incógnita, quarteto é arte ou ciência? Vamos analisar as duas partes. Começando pela artística: Você gosta de cantar e tem a idéia de montar um grupo vocal; escolhe o repertório, ensaia, se ficar bom pensa em até cantar na igreja e, se a idéia for se concretizando vem até mesmo o sonho do cd. Começam-se as viagens, apresentações e você chega á conclusão de que sua idéia deu certo! A sua arte, o seu gosto pode ter gerado frutos, a mensagem que você cantou pode ter levado Jesus ás pessoas, vidas podem ter se convertido. Usando uma habilidade que Deus te deu você pode realizar a obra do Senhor, com a arte escolhida por ti. Não precisa ser um grupo de nome, ou de grandes ícones, mas o importante é que você está fazendo o que gosta e isso tem trazido resultados positivos. Resumo a parte artística nisso.

Agora vamos á ciência da harmonia. Quando um grupo canta juntamente a seqüência de notas “Dó2, Mi2, Sol2 e Dó3” e você forma o acorde Dó maior! Você sente aquela ressonância, aquele “tremor” que a harmonia traz! Música para os ouvidos! E quando o grupo consegue cantar um Bbø sem desafinar? Tu olhas para o amigo ao lado e dá aquele sorriso e pensas: Isso saiu lindo! (risos)... A ciência gera uma série de ações e reações que você percebe e aprende com o tempo. Quando se faz uma seleção de vozes, o famoso teste vocal, para analisar o desempenho individual e conjunto das vozes, um teste que por si só é bem cansativo, mas quando você percebe que as “quatro vozes “casaram””, há uma grande alegria.

O segredo de um bom quarteto não está em achar quatro vozes iguais, ou bem semelhantes; determinados paradigmas tem sido quebrados durante a evolução musical. Vozes solistas, pois hoje os solos têm aumentado – e muito -, vozes que se encaixam como grupo e ao mesmo tempo, vozes que saibam ser individuais quando precisam. Há momentos onde todos cantam mais forte, às vezes só uma voz sobressai um pouco e as outras cantam mais baixinho, os famosos “Uh, ah, Ôo, êe, Mm!” que devem ser executados com muito esmero. E o mais importante: Deixar que Deus apareça! O homem não pode aparecer, pois é Deus é o salvador, toda glória é dEle!

Arte ou ciência?

4 comentários:

  1. Cara, ao meu prisma quarteto é arte e ciência.
    Existe uma grande dinamica, logistica, TÉCNICA no quarteto, ta aí a ciência...
    Existe tbm uma beleza inefável, ta aí a ARTE.
    Cara 4teto é tudo de bom. rsrs

    Abração.

    ResponderExcluir
  2. Post E-X-C-E-L-E-N-T-E; sensação inigualável quando após árduos treinos conseguimos cantar uma música da maneira como deve ser entoada (levando todas as suas nuances em consideração), e mais gratificante ainda quando fazemos isso em gratidão ao Nosso Senhor Jesus. Abraço,

    Marlom Klismann

    ResponderExcluir
  3. Fala Fil,

    Falar de quarteto para mim é algo dificil de dizer pois amo isto. Para nós que somos "quarteteiros" não importa se é ciência ou arte, ou ciência e arte...rs O importante é sempre juntarmos para fazermos uma bela harmonia...melhor ainda sendo para louvar o nome do Senhor Jesus.

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. E aí Léo .. Escrevendo difícil ein ... rsrsrs ...
    Mas é isso aí cara .. 4teto é tudo de bom!

    Marlom! Tbm falando difícil né! rsrs ...
    "Levando todas as suas nuances em consideração"
    Palavras cultas sondam este BLOG!! Volte sempre meu amigo!

    Fala João ...

    Sumiu mesmo aqui do BLOG!
    Bom ter você de volta!

    Importante mesmo isso que você disse: "Louvar o nome do Senhor Jesus"
    Foi Ele que nos deu nossas vozes, para louvor somente dEle amém?!

    ResponderExcluir