Pode não ser a primeira vez que você lê este nome, porém muitos têm dúvidas quando o assunto é: Acordes “meio diminuto”.
Quando vimos sobre “acordes diminutos”, aprendemos que o acorde é formado por Tônica, 3ª diminuída e 5ª diminuída. Um C° (Dó diminuto) seria então Dó, Mib e Solb. No “meio diminuto” (que chamaremos de ø), acrescenta-se uma 7ª menor no acorde.
Exemplo: Cø: Dó, Mib, Solb e Sib. Outros exemplos:
Dø: Ré, Fá, Láb e Dó.
Eø: Mi, Sol, Sib e Ré.
Fø: Fá, Láb, Si e Mib.
Gø: Sol, Sib, Réb e Fá.
Aø: Lá, Dó, Mib e Sol.
Bø: Si, Ré, Fá e Lá.
O acorde diminuto também tem uma outra nomenclatura. São chamados também de (m7b5: Menor 7ª com 5ª diminuída). Um exemplo simples:
Cm7(b5) (Dó menor 7ª com 5ª diminuída): Dó, Mib, Solb e Sib.
Perceberam que a formação do acorde Cø e Cm7(b5) é idêntica? Então podemos representar este acorde com dois nomes diferentes. Fazendo ainda algumas analogias:
Dø = Dm7(5b)
Eø = Em7(b5)
Fø = Fm7(b5)
Gø = Gm7(5b)
Aø = Am7(5b)
Bø = Bm7(5b)
E é isso pessoal! Se restou alguma dúvida poste um comentário!
Oii Fill, olha como posso classificar essa postagem... hummm Incrivel!! rs
ResponderExcluirAgora eu aprendi fazer meio diminuto (ø)rsrs
(Pelo menos vou tentar...)
Bejinhos qrido, excelente matéria!!
Oi Querida!
ResponderExcluirQue bom que você gostou ...
A aplicação do meio diminuto está cada dia mais comum!
Ah .. dica .. Pra quem quizer aprender a fazer o (ø), o comando é alt+0248!
Obrigado Ester pelo comentário!
Podemos já vislumbrar o modo pelo qual o modelo estrutural aqui preconizado talvez venha a ressaltar a relatividade dos procedimentos normalmente adotados. Simplismente demais.
ResponderExcluirGrande Wagner!
ResponderExcluirPensei que você nunca mais iria visitar este espaço!
Que bom que você gostou da matéria.
Volte mais vezes!
Abração!
OI meu nome é Josélio e tenho uma duvida...
ResponderExcluirEu estava dando uma olhada em uma tabela de campo harmonico e encontrei algo meio estranho para mim.Sabemos que todas as notas do (VII grau) são meio diminutos, mas o campo harmonico de (F#)e(C#) havia os acordes (E#Ø)e(B#Ø). Vc poderia me explicar isso já que não existem (E#)e(B#)?
desde já agradeço...
Esses acordes existem nesses campos harmonicos sim.
ExcluirNão poderia ter F e F# por exemplo no mesmo campo harmonico, por isso o F é enarmonizado com o E#, além de que na armadura de clave do tom de C# existem 7 sustenidos, ou seja toda nota será sustenida, inclusive o E e o B. são meio diminutos por serem o sétimo grau da escala maior.
Procure por armadura de clave e ciclo das quintas.
Olá ...
ResponderExcluirEsses acordes existem sim, mas a representação deles é incomum mesmo veja bem:
Toda vez que vc visualiza uma nota com "#", quer dizer que vc deve elevar a mesma meio tom, certo?
Então, E#ø(Mi sustenido meio diminuto) é a mesma coisa que Fº (Fá diminuto).
Consequentemente, B#ø(Si sustenido meio diminuto) é a mesma coisa que Cø (Dó meio diminuto).
Espero ter ajudado.
Pérola!
ExcluirValeu muitissimo obrigado...
ResponderExcluirE aí Felipe, tudo jóia?
ResponderExcluirEu sou iniciante em guitarra e comecei a estudar Intervalos e me surgiram algumas dúvidas.
2ªAum=3ªMenor / 3ªAum=4ªJusta / 6ªDim=5ªJusta
Estou correto?
Em que momentos devemos usar as palavras "Menor", "Aumentada", "Diminuta", sendo que em alguns casos há intervalos com a mesma nomenclatura?
Ótima matéria, por sinal.
Abraço
Olá Zack.
ResponderExcluirVocê está certíssimo.
Nomenclatura é um pouco complexo e eu vou tentar explicar pelas coisas que já vi.
Menor: Usamos no caso de acordes menores. Exemplos:
Cm: Dó menor. Não falamos Dó com 3ª menor. Simplesmente falamos Dó menor.
D4. Ré com 4ª. Nunca vi nenhuma nomenclatura com Ré com 3ª aum.
G5: Sol com 5ª. São aqueles acordes geralmente usado em guitarras, onde vc só usa a base do acorde.
O que eu sei e tenho para passar é isso, caso alguém mais esclarecido souber mais alguma coisa a respeito, fique a vontade para postar!
Abraços!
E aí Felipe!
ResponderExcluirMais uma dúvida que me acarreta:
Estava eu escrevendo a escala de D# no modo Jônio e me deparei com o seguinte:
T = D#
2M = F Quando terminei a escala, mostrei
3M = G a um colega e ele também ficou em
4J = G# <-----dúvida. Cadê o "E"? ele perguntou
5J = A# então mostrei que de (D# +1 tom)
6M = C daria "F" (que é a 2M da escala).
7M = D Ele me disse que estava errado
8J = D# escrever "...-F-G-G#-A#..."
pois segundo ele, não posso escrever mesmas notas (que nem G e G#)
Neste caso, o que eu faço pra "fazer certo"?
Existem exceções?
Essa escala está correta?
Abraço!
Meu último post ficou um pouco esquisito rsrs
ResponderExcluirA escala é D#-F-F#-G-G#-A#-C-D-D# no modo Jônio.
Quando terminei a escala, mostrei
a um colega e ele também ficou em
dúvida. Cadê o "E"? ele perguntou
então mostrei que de (D# +1 tom)
daria "F" (que é a 2M da escala).
Ele me disse que estava errado
escrever "...-F-G-G#-A#..."
pois segundo ele, não posso escrever mesmas notas (G e G#).
Neste caso, o que eu faço pra "fazer certo"?
Existem exceções?
Essa escala está correta?
Valeu!
Olha o ciclo das quintas ai novamente.
ExcluirA escala de D# tem 9 sustenidos, ou seja tem dobrado sustenido.
Pega a escala de D maior natural e coloca sustenido em todas as notas, e as que ja tinha sustenido coloca mais um.
D Maior D - E - F# - G - A - B - C#
D# Maior D# - E# - F## - G# - A# - B# - C##
Mais facil fazer essa musica em Eb.
A escala Jônioa ou a escala maior e Composta por tonica tom tom semiton tom tom tom semiton sendo assim a escala de D# maior(jonia) e D# F G G# A# C D D#
ResponderExcluirD# Maior D# - E# - F## - G# - A# - B# - C##
ExcluirO que difere o diminuto e o meio diminuto não é a quantidade de notas, e sim o intervalo entre a fundamental e a sétima, onde no meio diminuto a sétima é menor ex:(do - mib - sol - sib), e no diminuto a sétima é diminuta, ex: (do - mib - sol - sibb = "la")
ResponderExcluira triade diminuta não forma o acorde diminuto.
Vão estudar galera!
ResponderExcluirShow é a primeira vez que recorro ou acesso esta pagina, é tudo que preciso pra vfer se aprendo alguma cosa relacionada a música,´parabéns
ResponderExcluirAQbraço
Na explicação sobre acorde diminuto você esqueceu que para formar esse acorde precisa-se de uma 7° (sétima diminuta). Não é só Tônica, 3ª menor e 5ª diminuta, tem que acrescentar a 7ª diminuta também.
ResponderExcluirMuito bom,agora nao tenho mais duvidas sobre acordes de minuto e meio deminuto.
ResponderExcluirExiste Ré com meio de minuto? Se existe como colocar o nas teclas do teclado?
ResponderExcluiros acordes diminutos precisam da 7ª nota para serem formados como tétrades, o que diferencia o acorde diminuto do meio diminuto é justamente a 7ª, to dos eles tem a 5ª bemol mas no meio diminuto a 7ª é menor e no diminuto a 7º é chamado diminuto por se encontrar meio tom atrs da 7ª menor, a escala diminuta contém 8 notas, blz
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