segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Apresentando o "Meio Diminuto".


Pode não ser a primeira vez que você lê este nome, porém muitos têm dúvidas quando o assunto é: Acordes “meio diminuto”.


Quando vimos sobre “acordes diminutos”, aprendemos que o acorde é formado por Tônica, 3ª diminuída e 5ª diminuída. Um C° (Dó diminuto) seria então Dó, Mib e Solb. No “meio diminuto” (que chamaremos de ø), acrescenta-se uma 7ª menor no acorde.

Exemplo: Cø: Dó, Mib, Solb e Sib. Outros exemplos:

Dø: Ré, Fá, Láb e Dó.

Eø: Mi, Sol, Sib e Ré.

Fø: Fá, Láb, Si e Mib.

Gø: Sol, Sib, Réb e Fá.

Aø: Lá, Dó, Mib e Sol.

Bø: Si, Ré, Fá e Lá.



O acorde diminuto também tem uma outra nomenclatura. São chamados também de (m7b5: Menor 7ª com 5ª diminuída). Um exemplo simples:

Cm7(b5) (Dó menor 7ª com 5ª diminuída): Dó, Mib, Solb e Sib.

Perceberam que a formação do acorde Cø e Cm7(b5) é idêntica? Então podemos representar este acorde com dois nomes diferentes. Fazendo ainda algumas analogias:

Dø = Dm7(5b)

Eø = Em7(b5)

Fø = Fm7(b5)

Gø = Gm7(5b)

Aø = Am7(5b)

Bø = Bm7(5b)

E é isso pessoal! Se restou alguma dúvida poste um comentário!

23 comentários:

  1. Oii Fill, olha como posso classificar essa postagem... hummm Incrivel!! rs

    Agora eu aprendi fazer meio diminuto (ø)rsrs

    (Pelo menos vou tentar...)

    Bejinhos qrido, excelente matéria!!

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  2. Oi Querida!
    Que bom que você gostou ...
    A aplicação do meio diminuto está cada dia mais comum!

    Ah .. dica .. Pra quem quizer aprender a fazer o (ø), o comando é alt+0248!

    Obrigado Ester pelo comentário!

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  3. Podemos já vislumbrar o modo pelo qual o modelo estrutural aqui preconizado talvez venha a ressaltar a relatividade dos procedimentos normalmente adotados. Simplismente demais.

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  4. Grande Wagner!
    Pensei que você nunca mais iria visitar este espaço!

    Que bom que você gostou da matéria.
    Volte mais vezes!
    Abração!

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  5. OI meu nome é Josélio e tenho uma duvida...
    Eu estava dando uma olhada em uma tabela de campo harmonico e encontrei algo meio estranho para mim.Sabemos que todas as notas do (VII grau) são meio diminutos, mas o campo harmonico de (F#)e(C#) havia os acordes (E#Ø)e(B#Ø). Vc poderia me explicar isso já que não existem (E#)e(B#)?
    desde já agradeço...

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    1. Esses acordes existem nesses campos harmonicos sim.
      Não poderia ter F e F# por exemplo no mesmo campo harmonico, por isso o F é enarmonizado com o E#, além de que na armadura de clave do tom de C# existem 7 sustenidos, ou seja toda nota será sustenida, inclusive o E e o B. são meio diminutos por serem o sétimo grau da escala maior.
      Procure por armadura de clave e ciclo das quintas.

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  6. Olá ...
    Esses acordes existem sim, mas a representação deles é incomum mesmo veja bem:

    Toda vez que vc visualiza uma nota com "#", quer dizer que vc deve elevar a mesma meio tom, certo?
    Então, E#ø(Mi sustenido meio diminuto) é a mesma coisa que Fº (Fá diminuto).
    Consequentemente, B#ø(Si sustenido meio diminuto) é a mesma coisa que Cø (Dó meio diminuto).

    Espero ter ajudado.

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  7. E aí Felipe, tudo jóia?
    Eu sou iniciante em guitarra e comecei a estudar Intervalos e me surgiram algumas dúvidas.

    2ªAum=3ªMenor / 3ªAum=4ªJusta / 6ªDim=5ªJusta
    Estou correto?

    Em que momentos devemos usar as palavras "Menor", "Aumentada", "Diminuta", sendo que em alguns casos há intervalos com a mesma nomenclatura?

    Ótima matéria, por sinal.
    Abraço

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  8. Olá Zack.
    Você está certíssimo.
    Nomenclatura é um pouco complexo e eu vou tentar explicar pelas coisas que já vi.

    Menor: Usamos no caso de acordes menores. Exemplos:
    Cm: Dó menor. Não falamos Dó com 3ª menor. Simplesmente falamos Dó menor.

    D4. Ré com 4ª. Nunca vi nenhuma nomenclatura com Ré com 3ª aum.

    G5: Sol com 5ª. São aqueles acordes geralmente usado em guitarras, onde vc só usa a base do acorde.

    O que eu sei e tenho para passar é isso, caso alguém mais esclarecido souber mais alguma coisa a respeito, fique a vontade para postar!
    Abraços!

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  9. E aí Felipe!
    Mais uma dúvida que me acarreta:
    Estava eu escrevendo a escala de D# no modo Jônio e me deparei com o seguinte:
    T = D#
    2M = F Quando terminei a escala, mostrei
    3M = G a um colega e ele também ficou em
    4J = G# <-----dúvida. Cadê o "E"? ele perguntou
    5J = A# então mostrei que de (D# +1 tom)
    6M = C daria "F" (que é a 2M da escala).
    7M = D Ele me disse que estava errado
    8J = D# escrever "...-F-G-G#-A#..."
    pois segundo ele, não posso escrever mesmas notas (que nem G e G#)

    Neste caso, o que eu faço pra "fazer certo"?
    Existem exceções?
    Essa escala está correta?

    Abraço!

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  10. Meu último post ficou um pouco esquisito rsrs

    A escala é D#-F-F#-G-G#-A#-C-D-D# no modo Jônio.

    Quando terminei a escala, mostrei
    a um colega e ele também ficou em
    dúvida. Cadê o "E"? ele perguntou
    então mostrei que de (D# +1 tom)
    daria "F" (que é a 2M da escala).
    Ele me disse que estava errado
    escrever "...-F-G-G#-A#..."
    pois segundo ele, não posso escrever mesmas notas (G e G#).

    Neste caso, o que eu faço pra "fazer certo"?
    Existem exceções?
    Essa escala está correta?

    Valeu!

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    1. Olha o ciclo das quintas ai novamente.
      A escala de D# tem 9 sustenidos, ou seja tem dobrado sustenido.
      Pega a escala de D maior natural e coloca sustenido em todas as notas, e as que ja tinha sustenido coloca mais um.

      D Maior D - E - F# - G - A - B - C#
      D# Maior D# - E# - F## - G# - A# - B# - C##

      Mais facil fazer essa musica em Eb.

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  11. A escala Jônioa ou a escala maior e Composta por tonica tom tom semiton tom tom tom semiton sendo assim a escala de D# maior(jonia) e D# F G G# A# C D D#

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  12. O que difere o diminuto e o meio diminuto não é a quantidade de notas, e sim o intervalo entre a fundamental e a sétima, onde no meio diminuto a sétima é menor ex:(do - mib - sol - sib), e no diminuto a sétima é diminuta, ex: (do - mib - sol - sibb = "la")
    a triade diminuta não forma o acorde diminuto.

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  13. Show é a primeira vez que recorro ou acesso esta pagina, é tudo que preciso pra vfer se aprendo alguma cosa relacionada a música,´parabéns
    AQbraço

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  14. Na explicação sobre acorde diminuto você esqueceu que para formar esse acorde precisa-se de uma 7° (sétima diminuta). Não é só Tônica, 3ª menor e 5ª diminuta, tem que acrescentar a 7ª diminuta também.

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  15. Muito bom,agora nao tenho mais duvidas sobre acordes de minuto e meio deminuto.

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  16. Existe Ré com meio de minuto? Se existe como colocar o nas teclas do teclado?

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  17. os acordes diminutos precisam da 7ª nota para serem formados como tétrades, o que diferencia o acorde diminuto do meio diminuto é justamente a 7ª, to dos eles tem a 5ª bemol mas no meio diminuto a 7ª é menor e no diminuto a 7º é chamado diminuto por se encontrar meio tom atrs da 7ª menor, a escala diminuta contém 8 notas, blz

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