quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Nota na pauta

Bom dia caríssimos amigos e leitores! Hoje venho divulgar um BLOG que todo Cristão deveria ler. Seja músico, escritor, apreciador, tem matérias pra todos os gostos. O BLOG é o Nota na Pauta ... As sábias palavras que alí estão são escritas pelo Músico Joêzer Mendonça. O mesmo, cedeu com muita boa vontade uma entrevista para o BLOG felipemusical. Vocês poderão conhecer um pouquinho sobre a vida deste músico na entrevista abaixo e também acessando o blog dele. É ótimo e eu recomendo.

Segue então a entrevista:

1 - Olá Joêzer! Primeiramente é um prazer tê-lo aqui no BLOG. Fale um pouco sobre "quem é você", o que faz, áreas onde você atua e etc.

Joêzer Mendonça – Sou alguém que gosta muito de livros, filmes e músicas, faço doutorado em música na Unesp (Universidade Estadual Paulista). Toco piano para o Curitiba Coral e dirijo o grupo vocal EntreVoz, ambos da Igreja Adventista Central de Curitiba. E escrevo no blog Nota na Pauta.


2 - Qual(ais) instrumento(s) musical(ais) que você toca? Qual é o seu preferido?

JM – Toco piano e violão (flauta doce vale? rsrs). Piano é meu instrumento desde a pré- adolescência.

3 - Quais são os seus gostos musicais?

JM – Aprecio com moderação sons que podem vir da música clássica, da canção popular ou da música cristã.

4 - Quem ou quais são as suas influências musicais?

JM – Meus pais eram diretores de grupos vocais. Naquela época, ouvíamos muito os Heritage Singers. À medida que fui crescendo, fui conhecendo outros músicos, outros timbres, outros modos de fazer música. Nenhum compositor é imune às influências daquilo que ouve. Mas eu não saberia dizer o que influencia meu estilo de compor, se é que eu tenho algum estilo (rsrs).

5 - O número de cantores GOSPEL têm se aumentado muito nos últimos tempos. Qual(ais) cantor(es) e/ou grupo(s) musical(ais) você indicaria para os leitores do BLOG?

JM - Vou sugerir o que tenho ouvido ultimamente em casa: os CDs A Força da Vida (Joyce Carnassale), Pra Cima Brasil (Regina Mota), Avinu Malkenu (Leonardo Gonçalves). Arautos do Rei sempre é bom, tem coisas ótimas de João Alexandre, Stenio Marcius, Gaither Vocal Band, ...

6 - Pra você, qual seria o "caminho" para ser um bom músico?

JM - Estudar bastante. Isso inclui prática instrumental ou vocal, ouvir boas músicas, ler sobre música para saber apreciar melhor. E, como músico cristão, recomendo a indispensável comunhão com Deus.

7 - Fale de alguma situação engraçada durante sua jornada musical.

JM – Há uns 12 anos, o quarteto no qual eu cantava estava numa pequena igreja que estava sendo oficialmente consagrada. Antes do anúncio oficial, deveríamos cantar 4 músicas. Mas a reunião da direção da igreja se prolongou tanto que tivemos que ficar cantando por quase uma hora e meia. Nosso curto repertório acabou e eu fiquei contando histórias curiosas de músicos e cantando canções congregacionais. Improvisei até um coral com a igreja.

8 - Este BLOG tem muitas postagens falando a respeito do quarteto Arautos do Rei, devido a pedido de amigos e eu também gosto muito do som e dos integrantes do quarteto. Qual é a sua opinião sobre o quarteto?

JM – Os Arautos são um fenômeno. Que grupo atravessa décadas substituindo seus cantores e seu diretor musical regularmente e ainda mantém um diálogo com todas as faixas etárias ao longo desses anos? O repertório dos Arautos é incrivelmente adequado a cada época. Isso tudo eu credito à orientação e à vontade divinas.

9 - Você tem algum cd gravado?

JM – Gravei um cd como regente (para o Coral jovem do Colégio Adventista de São Luís – onde trabalhei por 3 anos) e como produtor musical (o CD No coração do Pai, de Kelly Yara). Nesse ano, o coral infantil do Colégio Adv. Centenário de Curitiba gravou 4 músicas minhas. É só.

10 - Você já tocou com cantores "conhecidos" no meio musical? Se sim, poderia citá-los?

Acompanhei ao piano o Pr. Fernando Iglesias, a Rafaela Pinho e um trio formado por Allan Breno, Joyce Carnassale e Riane Junqueira. Não foi em gravações. Foi em programas aqui da Igreja Central mesmo. Tem o meu amigo Daniel Salles, mas não vale porque isso acontece quase todo sábado e domingo aqui (rsrs).

11 - Deixe um recado para os leitores do blog felipemusical!

Permita que Deus seja tua força e tua música (Êxodo 15:2).
 
 
Espero que tenham gostado, eu particularmente gostei muito. Quero agradecer ao Professor Joêzer que, de prontidão aceitou esta entrevista. Amigos, não deixem de visitar o blog Nota na Pauta. Análises sobre Arautos do Rei, Novo Tom e muito conteúdo musical. Até a próxima!!!