quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

2010 às portas!


                A vida é movida de sonhos e objetivos. Durante o traçar da “linha da vida”, tecemos uma identidade. Somos reflexos das nossas influências. Todos os anos nós traçamos as metas que vão revolucionar o nosso velho amigo chamado ano novo. Quem faz com que um ano seja novo, somos nós mesmos; essa ilusão caótica de que “o ano novo” será melhor, mais próspero e mais feliz, depende única e exclusivamente de uma coisa: A nossa mudança pessoal.

                A grande máscara imposta pela sociedade moderno-contemporânea de que “hoje é um novo dia, de um novo tempo que começou” precisa cair por terra. É tão nítido e notório que vivemos dias difíceis! O oráculo chamado “mercado de trabalho” tem nos assombrado a cada dia. Exige-se mais estudos, mais esforço, mais dedicação aonde vem à tona o conceito histórico “Homo homini lupus – O HOMEM É O LOBO DO PRÓPRIO HOMEM”.  Para assistir o espetáculo chamado luta pela sobrevivência, basta abrirmos a janela de nossas casas e olharmos para as ruas; pessoas apressadas, pois o “ônibus vai passar, eu tenho que chagar às 08h00min em ponto no serviço, mães correndo com seus filhos para deixarem no colégio, motos a 100 km/h (parece exagero mais não é), O lixeiro correndo contra o tempo e a favor do caminhão e muitas outras coisas. O dia acaba também se finda o mês, a semana, o semestre. Daí nós acordamos em dezembro e dizemos: “Uall, como esse ano passou rápido.” E nessa brincadeira crescemos e a vida escorrega por entre os dedos e percebemos que vivemos uma baita rotina.

                Muitos devem pensar: “Nossa como o Felipe é pessimista, ele não enxerga todos os lados bons da vida”. Devemos entender que vivemos em um mundo onde tudo é passageiro. Seguindo a lógica pré-estabelecida simplesmente nascemos, crescemos, reproduzimos, envelhecemos e morremos. Será esse o sentido da vida? Creio que não. Uma vez um grande amigo chamado Alisson Vilela me disse uma frase que nunca esqueci. “Pra nascermos, já enfrentamos um desafio, existem vários espermatozóides e você foi aquele que conseguiu chegar até o óvulo”. Parece inocente, ou até mesmo muito lógico, mas quando paramos para refletir, percebemos que travamos uma batalha até mesmo antes de nascer.

                O dom da vida foi concedido por Deus. Será que ele nos criou para vivermos sobre a escravidão do tempo? Para sofrermos com as variações do tempo? Será que nascemos simplesmente para sermos “mais um” que pisou nesse chão? Digo que não. Deus tem um plano para o homem, chamado plano de salvação. Se pensarmos que Deus enviou o seu único filho para morrer na cruz por nós, nos perdoar de todos os pecados, Ele nos concede gratuitamente o dom da vida eterna, a graça, a salvação! Isso sim é uma bênção sem medidas! Quando vivemos pensando que Jesus vem – e sem demora - é a melhor coisa que se pode acontecer ao homem! Imaginemos nós passarmos uma eternidade com Deus. Toda vez que escrevo a palavra eternidade eu sinto algo diferente, algo supra-racional. Nós com nosso mundinho limitado chamado cérebro tentamos imaginar tudo. Já tentou imaginar algo que seja eterno, algo que nunca vai se findar? Pra nós humanos é praticamente impossível, pois vivemos em um lugar onde tudo se perece. Mas a palavra de Deus fala que Céus e Terra passarão, mas a palavra dEle permanecerá e é essa esperança é que nos move!

                Então o que esperar de 2010? Devemos entregar tudo no altar de Deus. Ele é o autor da vida, o autor da nossa fé. Enquanto Jesus não volta, temos que buscar, zelar pela nossa salvação, pois quando Ele vier, e nos achar servindo, certamente seremos mais que vencedores pois aquele que vencer irá ouvir do próprio Jesus: “Vinde, benditos de meu pai.”  Trace metas, viva a vida de maneira sensata.  Mas em primeiro lugar realize a vontade de Deus, pois a bíblia diz que devemos buscar primeiramente as coisas que são do Reino dos Céus, e as demais coisas nos serão acrescentadas! Que promessa maravilhosa para as nossas vidas! Basta sermos fiéis e Deus proverá todas as coisas!

                Desejo do mais profundo do meu coração que 2010 seja um ano maravilhoso para todos nós. Quero agradecer primeiramente a Deus por tudo que ele realizou em minha vida neste ano, por cada luta, pois em todas elas fui vitorioso. Glória a Jesus por isso! Quero agradecer ao meu Deus por cada pessoa que conheci. Pessoas que fizeram o diferencial, que foram amigas, grandes companheiros tanto no meu local de trabalho, quanto no colégio. Aos amigos da igreja, tantas rodinhas nós fizemos ein! Vozes, quartetos, coro misto, instrumentais, obrigado por tudo amigos!

                Um feliz ano novo a você que leu este blog, que orou que esteve juntinho comigo neste espaço que não é meu, mas é nosso!
                Saudades de todos e até o ano que vem se Deus quizer!
Um forte abraço,

                Felipe Silvestre Ferreira.

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Elson Gollub se despede dos Arautos do Rei.




Acordei hoje cedo, como já faço todos os dias, me arrumei, tomei o meu café e fui para o meu trabalho. Depois fui checar alguns emails e acessar os sites de “rotina”. Quando acessei o portal dos Arautos do Rei me deparei com uma notícia, até agora não sei se é uma notícia boa, ou se é ruim, vai depender muito do ponto de vista a ser observado. Eu diria que levei um “choque” emocional. Parece exagero da minha parte, mas realmente fiquei muito assustado, não esperava por tal notícia.


Foram mais de oito anos de muitas viagens, histórias, experiências, que agora viram memórias de mais um ex Arautos”. Só de ler este trecho me deu uma sensação estranha. Aquele sentimento de perda, mas uma perda voltada para saudade. Saudade de uma voz inconfundível, como a voz do Elson. Segue uma carta de despedida escrita por ele mesmo.




Foram mais de 8 anos de muitas viagens, histórias, experiências, que agora viram memórias de mais um ex Arautos. A marca que fica na vida de quem já fez parte desse ministério, é indescritível. Conhecer o povo de Deus em cada canto desse país de proporções continentais, é uma das oportunidades que temos. Um dia cantando e pregando para 70.000 pessoas em um estádio, outro numa pequena igreja do interior do Maranhão, e outro em uma tribo indígena na floresta Peruana… Isso é ser Arauto do Rei!
Quantas visitas a pessoas muito pobres, humildes, doentes, empresários, políticos… Quantas vezes testemunhamos uma alma lutando para aceitar o chamado de Deus ao ouvir o apelo da música…
Depois da última apresentação, as recordações começam a ocupar a mente.
O convite para o teste vocal, o chamado, o primeiro ensaio, a primeira apresentação, a primeira viagem, a primeira gravação…


Algumas vezes a questionei Deus – Por quê eu? Não me sinto capaz… Nunca me imaginei cantando nos Arautos do Rei. Eu era mais um amante desse grupo, daqueles que fica na fila pra tirar uma foto, que pede uma dedicatória na bíblia.
Um dia antes do teste, pensei até em desistir de fazer, pois não me achava preparado vocalmente para cantar o “barítono” desse grupo que era referência musical.
Daí pra frente começa uma fase diferente na vida. Eu comecei a entender que para ser um Arauto, não é preciso ser capacitado tecnicamente, mas permitir que Deus capacite a cada dia.
Arautos do Rei não é simplesmente um grupo vocal, é um ministério de pregação através da música. Tive que entender que a música dos Arautos precisa consolar o coração do aflito, convidar a alma indecisa a tomar a decisão, confirmar a fé daquele que já aceitou a Cristo e principalmente anunciar que “Breve Jesus Voltará”. Também aprendi que a música não tem nenhum poder em si própria… O poder vem de Deus, do Espírito Santo, do sangue de Cristo que lava com sua graça aquilo que sai de nossos lábios impuros.


Aprendi a ver cada pessoa presente nos auditórios, como um candidato ao céu.
Aprendi que é preciso bom humor para conviver tão intensamente com outras pessoas ¾ do ano em viagens.
Aprendi que tudo passa… tudo tem um fim…
Começa uma nova fase na minha vida. Novos planos, novos sonhos…
Nesse momento de despedida, agradeço a Deus pela companheira que me deu a Príscilla. Que compreendeu e aceitou a minha ausência e muitas vezes a solidão. Que me deu suporte psicológico ao sair para cada viagem vendo os rostinhos de nossas filhas Camilla, Carolinne e Izabelle grudados na grade do portão, por vezes chorando, para despedir do papai mais uma vez. Ela foi de maneira muito mais nobre um “Arauto do Rei” porque não aparecia na TV, nas fotos, nem dava autógrafos nos cd’s; mas cumpria a missão silente.



Como é bom olhar para trás e dizermos que tudo valeu a pena! Esse momento, apesar de difícil, é de alegria. A saudade vai doer… é inevitável! Mas existe o sentimento de missão cumprida.
Uma nova história começa na vida de um novo arauto. Que o Pr. Jairo que chega, possa ser o último barítono… Que Cristo volte logo. Que ele possa ser usado poderosamente por Deus através da sua voz e da sua vida.


Agradeço a você que orou por esse ministério. Nunca deixe de orar por nós!
Estarei bem perto dos meus amigos Arautos, por isso é um simples até breve…

A partir de agora estarei me dedicando integralmente a Gravadora Novo Tempo. A missão continua, a dependência de Deus é a mesma.
Obrigado Arautos do Rei.”


 Elson Gollub
Barítono dos Arautos do Rei
entre 11/01 a 12/09

Fonte: www.arautosdorei.com.br


                Não sei se ando emotivo, mas por um instante tive vontade de chorar. Vivemos sob um ministério onde Deus capacita a todos, basta querermos. Que Deus abençoe o pastor Jairo que agora, será o barítono dos Arautos do Rei. Já o escutei cantando e o mesmo é possuidor de uma bela voz. Tenho certeza que Deus ainda irá capacitá-lo a cada dia mais, da mesma maneira que foi com o Elson, Deus continuará a abençoar todos nos Arautos do Rei, o que ainda permanecem, e os que ainda virão.


                Segue o meu recado para o Elson:
“Elson, vivemos sob um juízo chamado tempo, o tempo de Deus. Tudo passa, mas as lembranças ficam. Viagens e mais viagens, arautos como José Barbalho, Ronaldo Fagundes, Társis Iraídes, Alexandre Lima, Jônatas Ferreira, Milton Andrade, Everson Fuckner, Felipe Valente, Jairo Ribeiro, Oséias Reis e muitos outros que você teve oportunidade de conviver, sempre farão parte da sua memória.


Como você disse, o momento é de saudade, mas também é alegria! Quando sentimos que “cumprimos a missão”, é sinal que realizamos algo pra Deus. Pensamos em desistir por muitas vezes não é mesmo? Família ficando para trás, esposa e filhas “na grade do portão”, olhos transbordando lágrimas!


Foram oito anos que se passaram e Deus te sustentou até aqui! Devemos exaltar o nome de Deus por isso. Desejo-te sorte, sucesso nessa jornada à gravadora novo tempo. Que Deus possa iluminar sua mente, guiar teus passos, te dar sabedoria. Eu também me considero um arauto do rei, pois arautos somos todos. Estamos juntos nessa amigão!


Segue o abraço de uma pessoa desconhecida por você, mas um abraço de um irmão em Cristo. Breve vamos cantar muito, na eternidade!
Forte abraço!
Felipe Silvestre Ferreira.

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Existe amor maior que o de Jesus?



Acho que muitos já fizeram essa pergunta e creio que a grande maioria tem a seguinte resposta: Impossível um amor maior que o de Jesus.


Ao lembrarmos o sofrimento de Jesus, carregando aquela pesada e amarga cruz, por minha causa, por nossa causa, carregando consigo os nossos pecados, tomando as dores, sofrendo sem merecer simplesmente por amor á humanidade! Se alguém não conhece esse homem, Ele é Jesus, filho de Deus, Rei do Reis.

Imagine ainda se fôssemos submetidos a pagar por nossos pecados numa cruz; mãos cravadas com pregos, morte dolorosa, sofrida, lenta! Muitos temem a morte, mas imaginemos nós que o nosso fim seria morrer numa cruz para pagar pelos nossos atos? Parece surreal, mas foi isso que aconteceu com Jesus. Ele deixou o seu reino, sua glória, seu poder e veio ao mundo e nasceu como um homem, tudo por amor ao seu povo.

Ainda tentando chegar a uma conclusão deste fato, não consegui entender a maravilha deste projeto. Ouvindo uma canção do cantor Felipe Valente, que se chama “Não tente entender” álbum “Metade”, onde um trecho mexeu muito comigo: “Não tente entender, não como explicar, sofreu e humilhou-se morreu por me amar, o que aconteceu, não há como explicar, a cena do calvário me fez parar, pra pensar”.

Mas o sacrifício de Jesus na cruz não foi em vão, o sangue derramado ali é o sangue remidor, o sangue que tem poder pra salvar, para curar, para desfazer as nossas transgressões, esse é o poder do sangue de Jesus e o mesmo é o nosso passaporte para o céu. Se não nos encontrarmos em santidade, dificilmente conseguiremos morar com Jesus um dia. É fato que todos pecam, mas Deus tem o poder de perdoar se confessarmos tudo a Ele.

E gostaria que vocês ficassem com a seguinte frase: “Não há amor maior que dar a própria vida por alguém, por este amor eu livre estou; não há no mundo maior amor, do que o amor de Deus!”

Fiquem com a linda canção de Suzane Hirle, na voz de um dos melhores quartetos do Brasil, Arautos do Rei.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Cuidados Básicos com a voz.





Primeiramente eu quero dizer que eu tenho este artigo salvo em meu computador, e o autor não colocou o nome. 
Então é um artigo de autor desconhecido, mas tem dicas legais, vale a pena conferir!




Quem fala ou canta durante longos períodos corre o risco de desenvolver calos nas cordas vocais. Por isso é preciso adotar alguns cuidados.
Pessoas que a profissão lhes exige o uso excessivo da voz, como por exemplo, professores, pastores, advogados, jornalistas, locutores e muitas outras, cuidado porque falar demais pode causar sérios problemas. E não somente de cansaço e rouquidão. Quem não sabe usar a voz de maneira certa corre o risco de desenvolver calos nas cordas vocais, que podem até levar à perda completa da fala.

As pregas vocais vibram toda vez que falamos para produzir som. Algumas vezes, batendo uma na outra. Isso quer dizer que, se a pessoa forçar muito a voz – falando alto, baixo ou por muito tempo – as chances de criar um calo em uma das pregas, ou em ambas, aumenta.

Exercícios para manter a voz
Assim como qualquer parte do corpo, as cordas vocais também precisam de exercícios para ficar em forma e não envelhecer. Os exercícios vocais evitam a rouquidão e os calos. Por isso, antes e depois de se falar muito tempo, faça os seguintes aquecimentos:
• Vibre a língua, fazendo o barulho trrrrrr – esse exercício elimina secreções e estimula o bom funcionamento da pregas.
• Boceje – é bom para relaxar toda a cavidade bucal e o aparelho respiratório.
• Engula seco. Esse movimento alonga e relaxa as cordas vocais.
• Passe a língua por toda a cavidade da boca, em movimentos circulares. Relaxa e ajuda na articulação das palavras.

Dicas para manter a voz
• Beba no mínimo três litros de água ou sucos cítricos (laranja, acerola) por dia. Esses líquidos limpam a cavidade bucal e aliviam a irritação na garganta.
• Coma maçã para limpar a cavidade bucal, melhorando o funcionamento das cordas vocais. Mastigar cenoura ajuda a soltar o maxilar, facilitado a articulação das palavras.
• Evite os extremos. Tanto o grito quanto o sussurro forçam as corda vocais e desgastam a voz.
• Evite pigarrear. Não faz bem para a voz e não limpa a garganta. Ao contrário pode provocar calos vocais.
• Evite chá preto, café chocolate, leite e derivados. Esses alimentos engrossam a mucosa da laringe, o que exige mais esforço das pregas vocais.
• Evite tomar sorvete ou bebidas geladas. A mudança brusca de temperatura é agressiva às cordas vocais.
• Evite roupas muito justas na cintura e abdômen. Cintos apertados comprimem o diafragma, exigindo maior esforço das pregas vocais.
• Evite blusas de gola rolê e gravatas apertadas. Elas apertam a região da laringe, prejudicando a voz.
• Evite ar-condicionado. O ambiente frio e seco resseca as cordas vocais. Não fume e não use bebidas alcoólicas. A fumaça do cigarro agride a laringe provoca câncer nas cordas vocais. O álcool provoca sensação de dormência, e leva a pessoa a forçar a voz sem perceber.

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Pensamento do dia ...

“A mente avança até o ponto onde pode chegar; mas depois passa para uma dimensão superior, sem saber como lá chegou. Todas as grandes descobertas realizaram esse salto.”

Albert Einstein.

Tenham um bom dia!