quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Karl Weick


Estava lendo na internet artigos acadêmicos e encontrei algo sobre este homem, Karl Weick. Até encontrei um link na wikipedia pra quem quizer conferir (http://en.wikipedia.org/wiki/Karl_Weick), neste link vocês terão mais informações sobre quem foi este homem, ele é daqueles estudiosos, tem Pd.D, e tals (um dia eu chego lá .. rsrs).

Mas vamos ao que interessa.
Ele nos seus estudos, fazendo suas críticas, escrevendo os seus livros, deixou um legado de pensamentos interessantes, muitos deles podem até parecer lógicos, mas em contrapartida nunca pensamos e reconhecemos tais pensamentos. Pra acabar com esse mistério, vou postar alguns deles aqui. O autor também faz muitas críticas quanto à organização de orquestras, estilos musicais que no caso, do artigo que eu pesquisei, ele fala da arte do JAZZ.
A minha referência foi (http://www16.fgv.br/rae/artigos/1475.pdf).

"Maestros são mais efetivos não ao controlar e regular, mas ao dar informação que permita autocontrole e auto gerenciamento dos músicos". (Sem comentários, rsrsrs ...).

Ele também postou algo interessante sobre o improviso, que é fundamental o seu uso. Logicamente com bom senso não é mesmo?

"O improvisador pode ser incapaz de vislumbrar o que vai tocar em seguida, mas pode olhar para trás, formulando cada nova frase musical á partir do que foi feito anteriormente".

Lendo uma frase como essa, concluímos com facilidade que o improviso é uma grande arte, que, se desenvolvido com sabedoria, se tem resultados impressionantes!

Eu sei que o assunto é um pouco complexo, mais quiz demostrar que nessa "gama" de pessoas que estudam música, muitos atingem um nível muito elevado, não por "sorte" mas por esforço, determinação, muito estudo e força de vontade. Em 1000 anos de estudos logicamente nunca aprenderemos tudo sobre música, mas o bom músico sempre busca a perfeição, melhorando as suas habilidades e aprendendo novas técnicas, seja de qual área ele for. Ler sobre grandes ícones da música é muito bom, saber o que os críticos pensam também é importante, as conclusões que eles chegam podem "abir a nossa cabeça" para entendermos melhor questões musicais.

Espero que tenham gostado!

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Dia do músico

MÚSICO é qualquer pessoa que está está ligada diretamente com a música, seja por lazer, seja profissionalmente. Músico não é só aquele que toca um instrumento musical, mas é aquele que canta, que faz arranjos, que compõe, regentes, maestros, professores de música, sonoplastas, engenheiros de som! (UFAA ...). Enfim, todos que se relacionam com a música.

Enfim, hoje estou passando aqui para parabenizar você, que é um profissional da área, pra você que está começando a tocar um instrumento, pros que amam apenas ouvir e apreciar, pra você que passa horas em um studio, mixando e masterizando, pra você que passa horas na frente do PC, usando o encore, finale ou outro software de criação de partitura, ou pra você que simplesmente ama música, independente da área de atuação.

Que esse dia do músico possa ser marcado em nossas vidas (que bom que temos um dia ein!), que esse 22 de novembro não passe batido! Se você conhece algum músico, dê um abraço nele! Música é vida!

Felipe Silvestre Ferreira.

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Orquestra


Bom dia leitores e amigos!

Todos sabemos que a orquesta é algo belo, que dá um toque "nobre" as peças executadas pela mesma; densas cordas, vozes imponentes, tímpanos gritantes!
Hoje decidi fazer um espelho de uma matéria que eu postei na rádio obra viva, é simples mas nos ajuda a entender alguns conceitos de orquestra.

Conceito: Ajuntamento de instrumentos para execução da música (erudita). Orquestras de menor porte são chamadas de orquestras de câmara.


Logicamente o conceito de orquestra é algo bem abrangente, não é somente um grupo de músicos que executa obras com diversos instrumentos; orquestras completas são chamadas de Sinfônicas ou Filarmônicas, apesar dos nomes serem diferentes, não existe nenhuma diferença quanto ao corpo instrumental. Na verdade a sinfônica é sustentada por instituições públicas e a filarmônica por instituição particular.

Os blocos instrumentais são:

Cordas  Violino, Viola, Violoncelo, Contrabaixo, harpa e piano;

Madeiras  Flauta, Flautin, Oboé, Corne inglês, Clarineta, Clarinete baixo, Fagote e Contrafagote;

Metais  Trompete, Trombone, Trompa e Tuba.

Percussão  Tímpano, Triângulo, Caixas, Bumbo, Prato, Carrilhão Sinfônico e outros;

Teclas  Piano, Órgão e Cravo.

Como em quase tudo na vida, existe a famosa hierarquia; Em cada grupo de instrumentos é necessário ter um solista. Nos violinos, temos o 1º e 2º Violino, neste caso é marcado um chefe, não só dos violinos, mas também de toda a orquestra, é também denominada o SPALLA. Nos metais o 1º trombonista lidera e nas madeiras o Oboísta assume esse papel.

É importante lembrar que a prática da música é algo que já existe há muitos anos. Na bíblia temos relatos de pessoas que tocavam instrumentos, que dançavam ao som da música! E nesse longo período de existência da música, a orquestra passou por muitas mudanças, em cada século a orquestra foi ganhando uma nova “cara”, mas este assunto será tratado separadamente, por ser um pouco mais complexo.

Ah, por um momento estava me esquecendo dele, o REGENTE. Algumas pessoas dizem que no começo a orquestra não havia regente, pois o grupo de músicos era muito pequeno, algo aproximado de 20 músicos, havia somente um líder que os orientava nos ensaios e que coordenava a orquestra juntamente com seu instrumento. O interessante é que esse “líder” executava o seu instrumento, tocando juntamente com a orquestra e ainda coordenava todos os outros.

O regente se tornou comum somente no Século XIX, devido ao aumento das orquestras e complexidade rítmica das obras, então se concluiu que seria impossível a orquestra existir sem um regente.

Espero que tenham gostado e até a próxima!

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Pensamento do dia ...

"A música é uma arte e é, ao mesmo tempo, uma ciência. Como arte, não é senão a manifestação do belo por meio dos sons. Esta manifestação repousa sobre uma ciência exata, formada pelo conjunto das leis que regem a produção dos sons e suas relações de altura e duração" ...


Hugo Reimann.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Parceria que deu certo ...


Olá amados!

Existem parcerias que dão certo. Nesse nosso mundo de gigantes, mundo que sofre crises e mais crises, empresas caem todos os dias. E é numa desastrosa situação como esta que surge uma parceria. Fusão de grandes empresas como a Real Seguros e a japonesa Tókio Marine, hoje gigantes no mundo dos seguros, O Unibanco e o Itaú recentemente uniram-se, enfim, são muitos os casos.
Hoje nosso exemplo será de dois quartetos que eu gosto muito que é o Cânticos Vocal e o Quarteto Athus. O que mais chama atenção nestes dois quartetos é o baixo, do cânticos temos o Júlio César, tido como BOI (desculpem a expressão) por muitas pessoas e Neimar Brito, uma espécie de "Trovão Man", dois baixos melodiosos e bem graves. Vocês ouvirão tenores lá nas alturas, Márcio Sampaio e Ângelo Meireles sabem direitinho como emitir agudos, sem falar nos barítonos, simplesmente melodiosos.

Nessas idas e vindas de parcerias, quando terminei de ver este vídeo, fiquei refletindo sobre a proteção constante de Deus; quando estamos estudando, trabalhando, viajando, "respirando" nessa correria total, Deus está conosco pois Ele tudo vê e se clamarmos, pelo poder que há no sangue dEle, certamente seremos agraciados NOITE E DIA pelo grande amor de Deus. Eu me lembrei de um versículo que diz o seguinte: "Em paz me deito e logo pego no sono, porque só Tu Senhor, me faz repousar seguro"!

Fiquem com Deus!