quinta-feira, 29 de outubro de 2009

É possível definir música?


Nunca foi tão difícil conceituar a palavra música! É algo tão diversificado que se torna quase impossível definir o que realmente seja música! Numa tentativa frustrada de conceituar o que é música, de forma bem rudimentar, cheguei à conclusão que MÚSICA É A MANEIRA DE EXPRESSAR SONS E SILÊNCIOS (pausas).


E como é difícil se aperfeiçoar musicalmente! Está cada dia mais difícil compreender música, devido à grande diversidade e muitas vezes a falta de tempo, pois somos na maioria das vezes estudantes e trabalhadores, pessoas que vivem “sufocadas” nesse capitalismo exacerbado e corremos contra o tempo a todo instante! Existem definições musicais diferentes, de acordo com cada campo. Vamos entender algumas delas.

Música como SOM: Pode ser um som misturado, organizado ou até mesmo complexo, muitas vezes tido como sofisticado. Ainda dentro deste conceito, vemos aquelas regras antigas que para a existência concreta da música, deve-se ter RITMO, MELODIA e HARMONIA

Ritmo: Aquilo que se move, dentro de um tempo “x”; em tudo na nossa vida existe um ritmo, seja ele acelerado, lento ou constante. Um conceito mais abrangente seria: “Ritmo é a freqüência que se demora a repetir qualquer fato”.

Melodia: É uma seqüência coesiva de sons e pausas. Nas partituras, a melodia é representada de forma sucessiva e horizontal e verticalmente se representa sons simultâneos.

Harmonia: Representa ordem, beleza, estética. Freqüências diferentes sendo executadas de forma simultânea. Conceitos de dissonância e consonância são estudados dentro da harmonia.

Musicologia: Estudo da música, de forma científica. Visa à estética, apreciação do som, da arte musical. Musicologia envolve também história, onde a mesma busca o ponto de vista histórico e antropológico.

Análise musical: Se enquadra dentro do campo “teoria da música”, que estuda os elementos sonoros, estruturas e formas musicais.

Estética musical: Também inserida dentro da “teoria da música”, estuda a divisão da música, em gêneros. (Erudita, Popular, Gospel, Clássica e etc.).

Bem sabemos que a teoria musical é algo pesado. Aqui está uma leve noção de alguns conceitos musicais. Existem ainda infindos conceitos que aqui não foram citados, creio que estes estão mais presentes no nosso cotidiano. Bom estudo a todos, espero que seja útil!

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Encontro de Louvor


Foi realizado neste domingo, 25/10/2009, mais um encontro de louvor, na cidade de Divinópolis – MG. Se não me engano, é o 3º ano que acontece este evento, mas foi a 1ª vez que participei. Posso dizer que é bênção pura!


Chegando lá já “esbarrei” com grandes amigos, também ansiosos para o início do evento! Não pude perder a oportunidade de fechar uma bela harmonia! Improvisamos um quarteto masculino e cantamos “Jesus vem logo (só para variar), meu pecado resgatado e o harmonioso arranjo de Ricardo Martins “Vencer por você”. Saiu perfeito! Sem falar quando fizemos um coro secundário e cantamos o louvor “Jesus sempre te amo”, sopranos e contraltos harmoniosamente perfeitos e eu, lá no baixo, todo discreto. (rsrsrs...)

E começa o encontro! Deus falou muito conosco desde o 1º louvor, “Nesta hora de clamor”. Há um trecho que diz “Necessitado, dependente, me coloco aos teus pés, ó Pai”. Deus naquele momento nos mostrava o quanto necessitamos d’Ele e que, sem Ele nada somos. Nosso corpo físico precisa de alimento para sobreviver não é verdade? Mas a nossa alma precisa de alimento também, que só Deus concede! Deus é o pão da vida!

Nós somos seres criados por Deus, e nós temos que louvá-lo em todos os momentos de nossas vidas! A palavra de Deus fala que “todo o ser que respira, louve ao Senhor”, é a única maneira de expressarmos a nossa gratidão a Ele, que é perfeito em santidade.

As aulas práticas foram muito boas e muito didáticas! Foi bastante enfatizado a questão da solenidade! Tudo que ofertamos pra Deus tem que ser solene! A orquestra executou o louvor “Pátria Minha” de forma desorganizada, com os instrumentos tocando de qualquer maneira! Percebemos o quanto isso pode prejudicar nossos ouvidos (rsrs...) e sem falar que a adoração não chega até o Senhor. Mas depois a orquestra entoou o mesmo louvor, seguindo as dinâmicas, as expressões, os tempos, onde cada instrumento fazia o seu papel sem aparecer mais do que outro instrumento! Foi algo perfeito! Deus quer de nós solenidade!

Louvores como o Salmo 23, que é um verdadeiro consolo e encorajamento para as nossas vidas! Há um trecho que diz “Ainda que andasse pelo vale da sombra da morte; não temeria mal algum!”, dentre outros trechos, que reforçam que Deus está conosco a todo o instante, e Ele não nos deixa de lado.

Ainda aprendemos que todos os servos de Deus que obtiveram a vitória, eles tinham consigo algo de extremo valor; eles tinham consigo a OBEDIÊNCIA e o COMPROMISSO. Todo ser que obedece ao Senhor, ele vê em suas vidas bênçãos a todo o instante! Deus nos dá livramentos, fecha portas, mas Ele abre outras! Consola-nos, nos dá fôlego para enfrentarmos este mundo mal, coloca esperança em nossos corações! Deus tem um plano para cada ser e se nós nos dispusermos em servir ao Senhor, só teremos bênçãos sem medidas em nossas vidas!

Deus quer nos usar, basta ofertamos nossas vidas a Ele, como oferta de adoração!

Fiquem com Deus!

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Experiência pessoal ...


Bom, uma vez disse que ia postar algo sobre a minha vida, mas esperei o momento certo pra contar algo de muito interessante, e ao mesmo tempo algo abençoado.

Neste sábado, 17/10/2009 estava mrcado um casamento na cidade de Formiga - MG, da Adrielly. O grupo de louvor do nosso Polo foi escalado pra cantar e tocar; assumo que estava ansioso pois os cultos de casamento são uma bênção, Deus sempre salva vidas e sempre fala muito aos nossos corações.

Porém um dia antes, estava no meu serviço e, num descuido, fui bocejar e travei meu maxilar. Foi uma luxação muito forte, a dor era terrível. Fomos correndo pro dentista minha patroa e eu. O dentista conseguiu voltar ele pro lugar certo mas doía muito e eu sabia que iria cantar no dia seguinte. Fiquei à base de relaxantes e pomadas o dia todo.

Chegando no sábado, fui pra Formiga ainda sentindo um pouco de dor; não conseguia mastigar bem os alimentos e também nao poderia abrir muito a boca, poderia dizer que a minha voz estava comprometida e havia grandes chances de eu nao poder cantar naquele casamento. Mas Deus sabe o que faz. Na hora do casamento não sentia nenhuma dor e, quando fizemos o instrumental do louvor "As muitas águas não podem apagar o amor", já senti grandemente a presença do Espírito Santo; as belas flautas e os violinos nas "alturas", o doce piano sendo tocado com muita maestria, sopros e cordas numa harmonia indescritível!

Sem falar nos louvores "Com meu coração" e "Meu tributo" cantados com muito fervor por toda a igreja.
Momento reflexivo quando cantamos o louvor "o mesmo Deus", onde todos puderam concluir que Deus nunca muda, não falha e não falhará jamais.
Ainda cantaríamos o louvor "Eu não te deixarei" com o coro masculino. Sabíamos que não estávamos "afiados" mas Deus operou um milagre. A letra do louvor é muito profunda e tocou no coração de muitas pessoas.

O que volto a falar é que Deus ia savar vidas aquele dia e, com certeza salvou !!! Glória a Jesus por isso.

Ainda dia 18/09 estivemos em Piumhi, onde seria realizado um encontro de Jovens, reunindo várias cidades do Sul de Minas Gerais. Aquele encontro prometia! O lugar estava repleto de pais, jovens e adolescentes. Era perceptível que muitos alí estavam sedentos, precisando de um renovo espiritual e eles tiveram esse renovo! Deus nos falou muito através de sua palavra, de seus louvores! As lágrimas de muitos escorriam pelo rosto mas, eram lágrimas de alegria pois Deus tinha tocado de maneira especial em cada coração. Quando cantamos o hino "Aleluia ao cordeiro" e o "Cântico de Vitória", senti algo que nunca tinha sentido antes. As vozes se uniram em uma só. Era intenso, profundo. Tive a impressão que os anjos estavam cantando e louvando conosco, algo que será marcado para o resto de minha vida!

Não poderia deixar de falar da harmonia que fechei com meus amigos, cantando os louvores "Jesus vem logo" e "Eu não te deixarei", ficou muito bacana.

Deus é maravilhoso! Ele sara a dor, renova os corações, enche de esperança a nossa vida!
Vale a pena seguir a Jesus!

Abraço leitores!

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Pensamento do dia ...

O amor de Deus é algo que envolve a nossa alma. Sabemos que podemos encontrar a calma somente em Jesus Cristo pois é a Ele que dedicamos a nossa vida e assim descansamos nEle, para um dia gozarmos num lar de paz celestial!

O amor de Deus envolve nosso viver! Ele é a luz que ilumina o nosso caminho, não podemos viver sem Deus, pois nós vivemos na dependência dEle.

Devemos sempre lembrar do sacrifício vivo de Jesus Cristo pois Ele morreu para que um dia tivéssemos salvação, para que um dia herdássemos a vida eterna. Jesus é o supremo dom celeste por isso demovemos ser fiéis até o fim.

Vale a pena esperar por Jesus e acreditar que breve, dentro em breve Ele virá!

Estava pensando em postar algo mais espiritual aqui no BLOG pois música também envolve espiritualidade. Só louvamos porque Deus existe, porque todo o louvor é para Ele, pois Deus é a razão! Reflitamos nisso leitores e amigos!

terça-feira, 6 de outubro de 2009

The Birds Song Score

Olá leitores, bom dia a todos!

Vasculhando o Youtube, eu estava à procura de algo simples, porém interessante; pois digo que encontrei!
Em um belo dia, Jarbas Agnelli viu uma imagem de vários pássaros em uma seqüência de fios e eles estavam posicionados de maneira desalinhada, cada pássaro em um local difente, formando uma espécie de "Linha melódica" ...

Foi vendo isto que o músico e publicitário fez uma música! Mas como assim uma música? Ele transformou aquela imagem dos pássaros em uma partitura musical onde os fios eram as pautas e os pássaros viraram notas musicais. Podemos dizer que Jarbas foi extremamente criativo, algo que um músico e ainda por cima publicitário tem de sobra! Sem delongas, assistam o vídeo e confiram!

Um grande abraço a todos! Comentem!