quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Sobre a Rádio Obra Viva


Olá queridos amigos e leitores, mais uma vez venho postar de um assunto relacionado a música.
Como vocês já sabem, este BLOG é voltado para assuntos relacionados a musica, de forma geral, sempre buscando assuntos interessantes e educativos, de forma simples e de fácil entendimento.

Depois de algumas pessoas tomarem conhecimento deste espaço, surgiu a idéia de uma coluna na rádio obra viva (www.radioobraviva.net), tratando de assuntos similares aos do presente BLOG, falando sobre atualidades musicais, curiosiadadades, musicalidade e etc.

Esta idéia deu certo, e hoje, 30/09/2009, estou como colunista da rádio obra viva, onde já postei um assunto introdutório a vozes. O interessante é que numa rádio, o nº de pessoas que acessam é bem grande, e muitas pessoas poderão ter acesso à informações importantes sobre música e louvor. Graças a Deus mais uma porta foi aberta, e o louvor está sofrendo expansão, glória a Jesus por isso.

Também devo agradecer o meu grande amigo Ronaldo, de Governador Valadares que me deu todo o apoio para que este espaço fosse criado, Danielle Gomes, DJ da Rádio, além de grande amiga contribui para este espaço e também a Thiago Martins, abriu as portas e cedeu o espaço da rádio.

Enfim, peço aos amigos e leitores que entrem no www.radioobraviva.net e leiam também as matérias lá postadas, e lá também terá um fórum, onde podem haver discussões de temas musicais abrangendo um número maior de pessoas.

Um forte abraço à todos!

Felipe Silvestre Ferreira.

terça-feira, 29 de setembro de 2009

MP3, MP4, MP5, MP6 ???


Amados boa tarde!


É com imensa alegria que posto mais um assunto que, de forma direta ou indireta é ligado a musica.

Pois bem, a muito tempo atrás foi lançado o "Walkman", uma revolução na parte eletrônica que permitia através de um aparelho e uma fita, ouvir músicas em qualquer lugar, era o começo da música portátil.

É interessante como as coisas mudam, o Walkman é bem grande comparado aos "MP's" que o mercado nos proporciona ... Mas isso faz parte da era da compactação, literalmente!


Falando em compactação, depois dos Walkmans, surgiu o "Diskman" já numa versão mais versátil, chique, onde nós poderíamos escutar nossos cds (até poucos anos fitas) em qualquer lugar; correndo, fazendo exercícios físicos, cozinhando e etc.


Foi por volta de 1998 que surgiu o MP3 (MPEG-1/2 Audio Layer 3), um formato de música digital e comprimido, praticamente sem perdas sonoras, usando uma taxa de 128 KBPS, (kilobits por segundo), que seria a qualidade padrão de compressão.

Sendo assim surgiram os "Mp3 Players" tão pequenos, leves e hiperportáteis, dão até pra carregar no próprio bolso, de forma digital, simples e até barata. É a revolução dos formatos digitais, eu diria o ápice!


Pois bem, veio depois o tal MP4 (MPEG-4 Part 14. Um padrão de container de áudio e vídeo que é parte da especificação MPEG-4. A extensão oficial do nome do arquivo é .mp4, por isso é comum vermos o formato ser chamado assim).

Foi uma revolução na parte dos vídeos, agora você pode ver seus filmes e clipes favoritos num dispositvo que chamos de "Mp4 player", se formos comparar, vídeo de DVD que pesa praticamente 5GB, agora vai pesar menos de 1GB, é uma compactação tremenda, fato que pra muitos, foi considerado surreal. É a reviravolta dos vídeos, cada vez mais compactos e com boa qualidade de vídeo e áudio.


Mas e o MP5? O Mp5, é simplesmente um dispositvo que idêntico ao Mp4 e o Mp3, porém ele tem câmera digital imbutida.

Mas e os outros Mp's que surgem por dia? MP7, 8, "MP20" (rsrsrs ...)?


Eu afirmo que são apenas nomes comerciais."MP" Só existe pra áudio e vídeo, no caso MP3 e MP4, os outros são apenas modelos lançados diariamente com marcas e estratégias comerciais, cada empresa investindo em layout, design, para vendas de seus produtos, cada dia mais chamativos e surpreendentes.


Assumo que foi um desafio pra mim tratar de um assunto como este, pois nesta era digital é praticamente impossível estar "por dentro" de tudo que é lançado no mercado. Espero que tenham gostado da matéria!


Um abraço a todos!

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Acordes (2ª parte).


Boa tarde leitores!

Peço desculpas pelo sumiço aqui do BLOG, mas aqui estamos com mais uma matéria sobre acordes. Anteriormente eu fiz algumas citações sobre acordes básicos, sobre TRÍADES. Hoje ainda continuaremos nelas porém, vamos fazer o estudo das tríades menores e das tríades diminutas.


Pois bem, de forma de bem singela, as tríades menores são formadas por:

1ª, 3ªm, e 5ª. Exemplo:


Cm (Dóm): Dó, Mib e Sol.


Em relação as tríades maiores, a diferença se encontra na 3ª, onde a mesma está meio tom abaixo. Seguindo os outros exemplos temos:


Dm: Ré, Fá, Lá.

Em: Mi, Sol, Si.

Fm: Fá, Láb, Dó.

Gm: Sol, Sib, Ré.

Am: Lá, Dó, Mi.

Bm: Si, Ré, Fá.


Está de forma bem simples, porém não existem "muitos segredos" para se formar acordes, basta seguirmos as regrinhas.


Acordes diminutos, - seus símbos são ºou dim - se formam da seguinte maneira: Conserva-se a tônica (ou fundamental, ou simplesmente 1ª), diminui meio tom da 3ª e meio tom da 5ª.
Sua "Fórmula" seria: 1ª, 3ªm, 5ªm.
Exemplo: Se temos o acorde "C" que é fomado por, Dó, Mi e Sol, Cº(Dó diminuto) seria:

Cº: Dó, Mib, Solb.


Outros:


Dº: Ré, Fá, Láb.

Eº: Mi, Sol, Sib.

Fº: Fá, Láb, Si.

Gº: Sol, Sib, Réb.

Aº: Lá, Dó, Mib.

Bº: Si, Ré, Fá.
Espero que tenham gostado da continuação desta matéria. Ainda teremos outras falando um pouquinho mais dos acordes, que são tão importantes na música.
Abraço a todos!
Felipe Silvestre Ferreira.

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Lançamento DVD Arautos do Rei

É com imensa satisfação que eu venho anunciar o lançamento desse lindo DVD: "Arautos do Rei - Vale a Pena Esperar".

Pra você que ama quartetos, não pode ficar sem este material e, até mesmo os que têm outros estilos musicais, eu recomendo comprá-lo, pois é um material de primeiríssima qualidade. Temas espirituais, muito conteúdo musical e etc.

Eu queria fazer alguns comentários à respeito deste DVD. Primeiramente devo falar sobre o "Prefixo", com vozes do coral do UNASP, os textos dos oradores da Voz da Profecia, e depois as vozes do quarteto, tudo muito bem empregado. Sem falar na iluminação, perfeita, e linda!

Depois entra "Santa Unção", uma canção do novo cd, com Elson interpretando um barítono extremamente suave, fazendo bem o papel do barítono; depois vem Társis, com seu único timbre de 2º tenor, solando bem agudo com seus melismas e ainda, sem perder a pose entra o Milton Andrade, solando extremamente grave e suave, cravando todas; e ainda falando no Oséias, 1º tenor firme e agudo, "alfinetando" Dó4, e de peito!

Participação especial de Jader Santos, virtuosíssimo no piano, com Ricardo Martins tocando um Sax Soprano, numa vesão mais versátil de "Um vencedor", do álbum Porque ó Pai!

Falando em versatilidade, Arautos cantam uma versão do hino "Em honra e louvor" do álbum "Acapella", bem contemporânea com uma harmonia perfeita. Sem falar no violão de 7 cordas, simplesmente magnífico!

Espirituais como "Você nunca está sozinho" e "Se a mão de Deus tocar em mim", um momento de reflexão do DVD.

Daniel na cova dos leões, onde Fernando Iglesias tenta narrar a história de maneira bem engraçada e até mesmo um vídeo, com a ilustração em 2D.

Homenagem dos Arautos para as suas esposas, um trecho lindo do DVD, onde demonstram agradecimento e gratidão, sem falar nas flores!

Ainda mostra a história de Ozéias Reis, menino de Raposos, nasceu numa família pobre, mas mesmo assim não desistiu da vida, firmou os seus pés no Senhor Jesus para chegar aonde ele está!

São muitos os presentes deste DVD, tudo isto por R$29,90, com preço especial até o dia 30/12/2009. Aproveitem, é um conteúdo de primeiríssima qualidade! O site é http://www.novotempo.com.br/.

Forte abraço a todos os leitores!

Felipe Silvestre Ferreira.




terça-feira, 15 de setembro de 2009

Matemática e Música se combinam?

Amigos bom dia!

Sei que para algumas pessoas, matemática é algo estressante, cansativo, chato! Mas sabemos que é uma das mais misteriosas e fascinantes ciências exatas do mundo! Podemos constatar isso no nosso cotidiano; basta lembrarmos por exemplo das pirâmides do Egito, dos grandes edifícios, projetos de metrópoles, megalópoles, estádios de futebol, toda a engenharia em si!

Mas vamos ao que interessa, aonde a música ingressa nessa história?
Lendo um artigo na internet descobri que a música está nos triângulos! Seria realmente possível? Sim, é possível e complexo.

Só para vocês terem uma idéia , vou postar o link. http://caraipora.tripod.com/valumbrosius.htm

Se algum "expert" em matemática conseguir compreender o que está contido nesse link, peço para deixar um comentário aqui no BLOG, dando uma "Luz" aos leitores!

É a música sofrendo expansão para todos os lados que passa!

Comentem. Abraço a todos!

Felipe Silvestre Ferreira.

domingo, 13 de setembro de 2009

Extensão de notas


Amigos, bom dia!

Estava a alguns dias preparando uma matéria sobre extensão vocal de vozes e extensão de notas de instrumentos musicais; pude perceber que são dúvidas que assolam a mente de muitos amadores e iniciantes na área da música, e até mesmo grandes produtores musicais na hora de fazerem os seus arranjos pra uma determinada ocasião.

Pois bem, no caso das vozes eu vou falar sobre a tessitura vocal, que é a região da voz que cantamos com facilidade, sem forçar no registro grave e no agudo.
É importante lembrar que as vozes são Soprano, Mezzo Soprano e Contralto para mulheres e, Tenor, Barítono e Baixo para Homens! Essas subdivisões (1º e 2º tenor, 1º e 2º contralto), são apenas divisões de uma harmonia mais "cheia", com mais colocação de vozes.


1º Soprano: Dó3 a Dó5
2º Soprano: Lá2 a Lá4(Lá#4)
Mezzo-Soprano: Sol2 a Sol4(Lá4)
1º Contralto: Mi2 a Fá4
2º Contralto: Ré2 a Ré4
1º Tenor: Dó2 a Ré4
2º Tenor: Si1 a Si3
Barítono: Sol1 a Sol3(Lá3)
Baixo: Ré1 a Fá3
Essas são as tessituras das vozes, lembrando que a EXTENSÂO é algo extremamente relativo, onde cada voz tem a sua extensão vocal.

Falando um pouquinho sobre os instrumentos:
Piano: Lá-1 a Dó8 (Maior extensão)
O piano tem 88 teclas, resumindo então em Sete Oitavas e Uma Terça Menor, algo relativamente assombroso!
Violino: Sol2 a Sol6
São 4 oitavas! Muita coisa!
Cello: Dó1 a Fá5
Para um instrumento que tem “fama” de grave, dá-lhe Fá5!
Trompete: Fá#2 a Ré5
Trompete em Ré: Sol#2 a Mi5
Violão (de 19 trastes): Mi1 a Si4
Flauta Transversal: Dó3 a Dó6
Oboé: Sib2(Si2) a Dó6
Fagote: Lá0 a Láb4
Fiquei impressionado com o Fagote, nunca imaginaria que poderia soar um Lá0!
Acordeão: Sol-1 a Lá6
Sobre acordeão, também chamado de sanfona, existem vários tipos então eu generalizei a tessitura do instrumento.

Enfim, sei que são muitos os instrumentos musicais e as vozes, mas numa outra oportunidade eu disponibilizarei outros instrumentos.

Espero que tenham gostado!

Felipe Silvestre Ferreira!

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Pensamento do dia ...

“O único homem que nunca comete erros é aquele que nunca faz coisa alguma. Não tenha medo de errar, pois você aprenderá a não cometer duas vezes o mesmo erro.”
Roosevelt .

Gostou?
Comente!

Felipe Silvestre Ferreira.

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Brilhar por Ti


Amados, a letra desse louvor fala muito comigo.

Ficar na presença de Deus é algo maravilhoso, mas nem sempre é fácil pois a porta é estreita; sofremos perseguições nos colégios, locais de trabalho, nas ruas! Mas se temos Deus conosco, estamos em PAZ!

O testemunho do servo é algo muito importante, pois muitas das vezes é por ele que novas pessoas vão conhecer a palavra de Deus, então temos que pedir todos os dias pra que o Espírito de Deus possa habitar em nós, para que o mundo veja que Deus faz presença em nossas vidas. Sabemos que somos pecadores, mas a fé em Jesus é o que nos move e conduz!

Brilhe, brilhe pra Jesus!


BRILHAR POR TI

Às vezes parece que ser um cristão
Não é fácil em meio à escuridão
Ainda mais se eu pensar que não é minha luz
Mas a união com Deus que o brilho produz

As vezes parece difícil entender
Que o cristão é exemplo mesmo sem o querer
E por isso mesmo, eu preciso orar
Pra que Deus me ilumine , e assim eu possa brilhar!

(Coro)
Senhor eu quero brilhar por Ti
Quando o mundo se apagar
Eu quero que através da minha vida
Alguém possa Te enxergar
Faze com que mesmo sem palavras
Eu fale do teu amor
Eu quero brilhar por Ti
Brilhar onde quer que for

Às vezes eu temo que vou fracassar
Pois eu sei que eu errei e continuo a errar
Mas a minha luz parece extinguir...
Meu Deus me dá força pra prosseguir

Não importa o quanto eu tente me esforçar
Eu só posso vencer se Ele me ajudar
E quando percebo, meu esforço é em vão
E o que devo fazer é segurar sua mão

(Coro)

E quando minha luz parece vacilar
É só me unir àquela luz
Que a todas faz brilhar

(Coro)

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Pensamento do dia ...

"Desejar é o primeiro passo para a conquista de nossos sonhos" ...
(Autor desconhecido).

Gostou? Então é só comentar!

Felipe Silvestre Ferreira.