quinta-feira, 30 de julho de 2009

Eu não te deixarei

Olá amigos! Já faz algum tempo que queria compartilhar com vocês este vídeo; é uma composição de Jader Santos (ex-pianista dos Arautos do Rei). Esse vídeo é da atual formação de 2009, só que a composição foi gravada pela formação de 1993-1995. A letra desse louvor é maravilhosa, quando paramos pra pensar como Deus é poderoso, o quanto ele nos ama, o que Ele sempre faz por nós pela sua infinita misericórdia, mesmo não sendo merecedores! Cada dia que passa temos que ser mais fiéis a Deus, mais dedicados e nunca, deixar de caminhar com Deus!

Eu não Te deixarei
Arautos do Rei
Composição: Jader D. Santos


Quando só em pensamento
Eu contemplo o teu poder
Vejo as Tuas maravilhas
Vejo o lindo entardecer
Me pergunto assim calado
O que fiz o que fiz pra merecer,
Esse amor tão declarado
Esse dom que vem de Deus?

Coro
Meu desejo é ser leal,
Meu desejo é ser fiel
È viver o dia-a-dia
Já sonhando com o céu
Se amigos meus me deixarem
E do Teu nome até zombarem,
Ainda assim eu não Te deixarei
E como fez Jacó eu não Te deixarei
Se não me abençoares, Senhor,
Eu só vou poder dormir em paz,
Eu só vou descansar,
Se comigo Tu ficares, meu Deus.

Só o brilho dos Teus olhos
È capaz de devolver
A esperança já perdida
A vontade de viver
Só Teu braço tão amigo
É capaz de me envolver,
No calor do Teu abrigo
Onde posso me esconder.

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Acordes I (Tríades)


Boa noite a todos! Uma dúvida que cerca muita gente é a questão de formação de acordes, mas primeiramente você sabe o que é um acorde? Eis o conceito: "um acorde é a junção de 3 sons ou mais tocados de forma simultânea".

Um acorde começa na nota mais grave e vai subindo para a mais aguda, então deve-se ler o acorde de baixo para cima, no caso de uma partitura. Para formar TRÍADES, que é o nosso primeiro caso, você vai precisar da FUNDAMENTAL (também chamada de Tônica), 3ª e 5ª da escala do acorde. Exemplificando melhor:
Pegando o acorde C (Dó maior) temos: Dó(tônica), Mi(3ª) e Sol (5ª). Mas como saber quais notas são respectivamente, tônica, terça e quinta de uma determinada escala? É muito simples! basta pegar a escala de determinado tom, e assinalar os respectivos intervalos. Exemplicando com o D(Ré maior).

D - , Mi, Fá#, Sol, , Si, Dó#. Temos então que "D" é formado por Ré, Fá# e Lá.
Seguindo agora os outros tons ...

F - , SOL, , SIb, , RÉ, MI.

G - SOL, LÁ, SI, DÓ, , MI, FÁ#.

A - , SI, DÓ#, RÉ, MI, FÁ#, SOL#

B - SI, DÓ#, RÉ#, MI, FÁ#, SOL#, LÁ#.

Com esse esquema você pode formar qualquer acorde maior, podendo ser sustenido e bemol também. Em uma outra matéria irei postar outros tipos de acordes, menores, diminutos, entre outros! Espero ter contribuído mais um pouquinho pro seu conhecimento, caríssimo leitor! Dúvidas, críticas e sujestões, comentem por favor!

Felipe Silvestre.

terça-feira, 28 de julho de 2009

Pensamento do dia ...

"Pouco importam as notas na música, o que conta são as sensações produzidas por elas" Leonid Pervomaisky
Comentem!

Felipe Silvestre.

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Sobre quarteto masculino


Bom dia caríssimos leitores! É com prazer enorme com que eu venho falar de um assunto muito gostoso: quarteto masculino! Bem, definindo as vozes, são elas 1º Tenor, 2º tenor, Barítono e o Baixo. O 1º tenor é um timbre de voz muito agudo, canta quase que sempre as notas mais altas de determinada frase musical, é nesse registro agudo é onde se encontra a maior beleza, brilho, cor e intensidade.
O 2º tenor também é um timbre que faz notas agudas, não tanto como as do 1º tenor, mas é uma voz aguda e muito firme; tem uma beleza imensa pra fazer solos, geralmente canta uma terça abaixo do 1º tenor.
O barítono é o timbre do quarteto que mais me encanta; é uma voz média, responsável por "harmonizar", dar firmeza nos tons médios, dar uma beleza a mais na melodia fazendo as suas incríveis "voltinhas" e cantando os mais belos "sustenidos e bemóis". Os graves de um barítono têm certo peso, os seus agudos são belos! É uma voz fantástica e se, for estudada pode gerar um belo desempenho dentro de um quarteto.
Agora sobre o baixo! Existe sempre uma grande polêmica sobre a voz baixo; nos quartetos antigos e também nos quartetos americanos, ouvimos aquele "grave" intenso, um timbre conhecido como "baixo-profundo", voz responsável por grande peso, voz bem escura e cavernosa, pode-se ouvir em grupos como Gaither Vocal Band, Acapella e outros. Mas existe também um timbre mais "leve" de baixo, são timbres que têm o seu peso, tem o seu brilho, conseguem solar notas agudas! Vozes belas como a de Ronaldo Fagundes e Milton Andrade, Ronaldo ex-baixo dos arautos do rei e Milton, atual baixo.

Eu digo sempre que a harmonia é o ponto de encontro das vozes! Unir-se com duas ou mais vozes afinadas é uma experiência fascinante! Junte sempre com seus amigos "quarteteiros" e fechem sempre uma harmonia! Cante arranjos acapella, arranjos de coro misto, enfim, usem e abusem dessa maravilha que Deus nos deu, que se chama VOZ!
Espero ter ajudado com esta matéria!
Abraços, Felipe Silvestre Ferreira.

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Como conheci o meu instrumento!

Muita gente tem vontade de aprender um instrumento musical; a maioria das pessoas tende a aprender violão (pelo menos aqui na minha terra), creio que pela facilidade, pela mobilidade, portabilidade, as "rodinhas", o violão sempre faz presença. E quem escolhe esse instrumento e se dedica, não se arrepende porque é simplesmente fantástico! Quem me dera se tivesse aprendido quando criança.

Muita gente me pergunta como e quando comecei a tocar violão; às vezes não sabia como responder, pois é uma coisa complicada de lembrar, porque muitos são os fatores, mas vai aí a história:
- Eu tinha exatamente 13 anos, lembro-me que peguei um violão emprestado pois nem ao menos tinha um. Porém esse violão ficou encostado durante 1 ano. Conheci uma família, onde um grande músico residia, essa pessoa toca muito bem o violão clássico, e ainda toca flauta doce muito bem, seu nome, José Januário Filho; um dia numa conversa descontraída surgiu assunto de violão, e ele me perguntou se eu tinha vontade de tocar; eu disse que amaria aprender violão mas falei que nao tinha a mínima idéia de como começar. Lembro que o Januário convidou um grupo de pessoas lá da igreja para iniciarmos o estudo de teoria musical e violão integhados, porém só eu continuei. Comecei com flauta doce, mas não fui adiante porque não estava contente, sentia que faltava algo! O Januário começou a primeira aula com partituras, nos ensinou as notas na clave de sol e na clave de fá, coisa bem básica e depois iniciou com o Violão. Ele fez um desenho no quadro mostrando todas as partes do violão, os trastes, tarrachas, pestana, boca, tampo! E começou a ensinar os primeiros acordes. Me recordo bem que ele passou no quadro uns 3, no máximo 4 acordes. Não me lembro o motivo mas essas aulas não duraram mais que 1 mês; a minha iniciação estava prestes a se findar; mas eu continuei firme!

O som do violão sempre me chamou a atenção, porém agora era a voz de Deus que me chamava a atenção. Eu sabia da necessidade de aprender um instrumento, aprender a cantar, dominar o meu timbre de voz e eu tinha um livrinho com pouquíssimas folhas, com alguns acordes básicos impressos e também alguns ritmos pra violão! Estudei por esse livrinho e "aprendi" o violão.

Mas afinal de contas, aonde eu quero chegar contando esta história? Quero passar aos queridos leitores que não podemos desistir dos nossos objetivos; mesmo sem um professor, sem alguma base musical eu tentei levar o estudo do violão adiante até conseguir chegar a um resultado satisfatório. Às vezes o resultado pode ser demorado, mas temos que ter paciência, pedir Deus capacitação, porque o nosso louvor é para Ele!

Felipe Silvestre Ferreira.

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Apresentando o conteúdo ...


Caríssimos Leitores, a paz do Senhor a todos!
Pensei na inicativa do blog principalmente para a ajuda na parte musical, não sou uma pessoa formada, sou amador, mas aqui quero ter o intuito de ajudar (e ser ajudado pelos grandes músicos).
Que este ambiente seja um lugar onde possamos compartilhar informações, expor dúvidas e até mesmo soluções para a grande incógnita "música" que nos cerca! Pretendo de sempre em sempre colocar artigos relacionado a violão e voz, também relatar alguns momentos importantes de minha vida! Então eu convido você leitor a ficar à vontade neste humilde cantinho da internet! Forte abraço a todos!

Felipe Silvestre Ferreira.